“Se pensarmos em calorias, a bebida alcóolica é a verdadeira vilã. Isso porque ela pode ter mais calorias que o alimento, sem entregar nenhum nutriente. E, como é líquida, as pessoas acabam consumindo-a em um volume maior”, diz a nutricionista e influenciadora sobre nutrição, Marina Nogueira.
Ao g1, ela revela que a quantidade de calorias em um prato com proteína, salpicão, arroz e até mesmo um pudim de sobremesa, por exemplo, é inferior à contagem calórica de duas caipirinhas. Para ficar de olho nas calorias das bebidas, a Fórum trouxe algumas dicas para você celebrar a chegada de 2024 da melhor maneira.
Te podría interesar
Cerveja, espumante, caipirinha, gin e vinho geralmente são as bebidas mais populares das festas de fim de ano e se a ideia é não ficar com ressaca, evite substituir uma refeição por uma bebida! Além de aumentar as chances de ressaca, é fundamental reconhecer que o álcool constitui uma fonte de calorias vazias, carecendo de nutrientes ou benefícios para o corpo, ao contrário dos alimentos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o álcool é uma substância tóxica, e não há uma quantidade segura para seu consumo. Para evitar um excesso calórico na ceia de Ano Novo, a chave está em equilibrar a quantidade de álcool. “As bebidas alcoólicas podem ser mais calóricas do que certos alimentos, especialmente se forem consumidas em grandes quantidades. O álcool em si contém calorias, e esse valor sobe muito quando incluído nas bebidas, especialmente as açucaradas ou misturadas com outros ingredientes também com alto teor calórico”, disse a médica nutróloga Marcella Garcez.
Te podría interesar
A melhor escolha é moderar no consumo da bebida que você escolher. Por exemplo: o espumante tem menos calorias, mas quantas taças você conseguiria beber? Se a resposta for muitas, escolha outra bebida.
Só o álcool tem 7 calorias por grama, mais que carboidratos e proteínas dos alimentos (4 calorias por grama), e próximo da gordura (9 calorias por grama). No entanto, a substância não é consumida pura, estando presente em bebidas que, no conjunto, são mais calóricas. Além disso, outros elementos, como açúcar, elevam o teor calórico.
No entanto, os "momentos de festas ocorrem uma vez no ano e não são os grandes responsáveis por uma vida não saudável ou o ganho de peso", esclarece outra nutricionista.
Veja a quantidade de caloria por bebida, segundo a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN):
Espumante
- 150 ml - 150 a 200 calorias
Caipirinha
- Copo médio - 200 a 250 calorias
Cerveja
- 350 ml - 150 a 200 calorias
Vinho Tinto
- 150 ml - 120 a 130 calorias
Gin Tônica
- Copo médio - 150 a 250 calorias