RIO DE JANEIRO

Surto de diarreia no Rio: saiba como se prevenir

Secretaria Municipal de Saúde emitiu um alerta após a confirmação de 22 casos de gastroenterite

Centro Municipal de Saúde no Rio de Janeiro.Créditos: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio
Escrito en SAÚDE el

Nesta quinta-feira (14), a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro emitiu um alerta de surto de gastroenterite no bairro de Copacabana, Zona Sul.

De acordo com o órgão, foram confirmados 22 casos da doença na região, mas também há relatos de pessoas de outros bairros, como Gardênia Azul e Rio das Pedras.

A gastroenterite é uma irritação no estômago ou intestino que pode causar diarreia, náusea, vômito e dor de cabeça. Normalmente, é transmitida através de pessoas, alimentos ou água contaminados.

Algumas pessoas suspeitam que o surto tem relação com a água, principalmente depois da manutenção anual no Guandu, no começo de dezembro.

No entanto, as concessionárias ligadas ao fornecimento de água na cidade do Rio (Cedae, Águas do Rio, Rio+Saneamento e Iguá) afirmam que a água passa por um controle de qualidade rigoroso e que está dentro dos parâmetros técnicos do  Ministério da Saúde.

Como se prevenir

Como pode ser transmitida por alimentos infectados com bactérias, vírus e fundos, uma das principais recomendações é higienizá-los antes do consumo, o que pode e deve ser feito com água sanitária, recomendada pelo Ministério da Saúde;

Além disso, é importante manter as mãos sempre limpas, lavando-as com água e sabão, principalmente se teve contato com alguém contaminado;

Evite comer alimentos que ficaram expostos ao ar livre ou fazer refeições em locais sem as condições adequadas de higiene;

Não consuma produtos fora do prazo de validade:

Inclua alimentos probióticos na dieta, pois alguns micro-organismos são benéficos para o organismo.