Nesta quinta-feira (14), a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro emitiu um alerta de surto de gastroenterite no bairro de Copacabana, Zona Sul.
De acordo com o órgão, foram confirmados 22 casos da doença na região, mas também há relatos de pessoas de outros bairros, como Gardênia Azul e Rio das Pedras.
Te podría interesar
A gastroenterite é uma irritação no estômago ou intestino que pode causar diarreia, náusea, vômito e dor de cabeça. Normalmente, é transmitida através de pessoas, alimentos ou água contaminados.
Algumas pessoas suspeitam que o surto tem relação com a água, principalmente depois da manutenção anual no Guandu, no começo de dezembro.
Te podría interesar
No entanto, as concessionárias ligadas ao fornecimento de água na cidade do Rio (Cedae, Águas do Rio, Rio+Saneamento e Iguá) afirmam que a água passa por um controle de qualidade rigoroso e que está dentro dos parâmetros técnicos do Ministério da Saúde.
Como se prevenir
Como pode ser transmitida por alimentos infectados com bactérias, vírus e fundos, uma das principais recomendações é higienizá-los antes do consumo, o que pode e deve ser feito com água sanitária, recomendada pelo Ministério da Saúde;
Além disso, é importante manter as mãos sempre limpas, lavando-as com água e sabão, principalmente se teve contato com alguém contaminado;
Evite comer alimentos que ficaram expostos ao ar livre ou fazer refeições em locais sem as condições adequadas de higiene;
Não consuma produtos fora do prazo de validade:
Inclua alimentos probióticos na dieta, pois alguns micro-organismos são benéficos para o organismo.