As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no mundo, de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúdes (Opas), e afetam especialmente os homens. No Brasil, elas são a causa de 30% dos óbitos, principalmente entre a população masculina .
Nesta quarta-feira (13), o cantor Pedro Henrique morreu devido a um infarto, aos 30 anos, durante apresentação de um show em Feira de Santana, Bahia.
Te podría interesar
Essas doenças costumam ocorrer mais em homens devido ao fato de cuidarem menos da saúde do que as mulheres: fumam mais, ingerem maior quantidade de bebida alcoólica, além de serem pouco adeptos às atividades físicas. O estresse também é outro fator predominante.
Assim, as doenças cardiovasculares correspondem a uma das três principais causas de morte após os 45 anos na população masculina. Porém, também apresentam crescimento entre os homens mais jovens.
Te podría interesar
Abaixo, estão algumas das principais doenças cardíacas e como se prevenir.
Ataque cardíaco (infarto)
Ocorre quando algum coágulo bloqueia o fluxo sanguíneo para o coração, gerando a perda de oxigênio no tecido. A principal causa é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, obstruindo-as. Normalmente, o infarto acontece quando uma dessas placas se rompem e formam o coágulo.
Insuficiência cardíaca
Doença crônica que se caracteriza pela dificuldade do coração em bombear sangue, que pode se acumular nas pernas, pulmões e tecidos, e oxigênio para o corpo.
No Brasil, são 120 mil novos casos por ano, e a enfermidade tem crescido entre os homens abaixo dos 40 anos de idade, segundo pesquisa realizada em 2021 pela Universidade de Gotemburgo.
Hipertensão
Também chamada de pressão alta, a doença é caracterizada pelo esforço em excesso que o coração faz para conseguir bombear sangue corretamente.
AVC
O acidente vascular cerebral é a doença que mais vitima brasileiros. Ocorre quando o suprimento de sangue que deveria alimentar o cérebro é interrompido, privando as células cerebrais de oxigênio e outros nutrientes.
Como se prevenir
Ter uma boa saúde é a principal forma de se prevenir de diversas doenças. No caso das cardiovasculares, é indispensável ter uma boa alimentação, evitando gordura e sal em excesso, e uma prática regular de exercícios físicos.
Além disso, é essencial que os homens consultem um médico regularmente para exames de rotina. Para isso, é preciso superar a barreira social de que o cuidado da saúde é “coisa de mulher”.
Dar atenção para a saúde mental, além da física, é outro ponto importante, já que o estresse está entre as principais causas das doenças cardíacas.