O longa-metragem “Saúde tem Cura”, sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), dirigido pelo cineasta Silvio Tendler, com parceria do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), estreia nesta quarta-feira (8), no canal do YouTube da produtora cinematográfica Caliban.
O documentário, produzido com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), conta com depoimentos de nomes conhecidos, como os médicos Drauzio Varella, Paulo Niemeyer e Margareth Dalcolmo, bem como entrevistas de usuários, profissionais da área da Saúde e representantes da sociedade civil.
Te podría interesar
Volta ao tempo
O documentário faz uma volta ao tempo para entender o que era o Brasil antes do SUS, quando o acesso à saúde tinha um viés elitista, baseado em privilégios. "Saúde tem Cura" retrata o passado e o presente, com diversos olhares para o futuro.
O longa foi realizado inteiramente durante a pandemia pela Covid-19, mas tem sido gestado desde os anos 1980. O filme faz uma clara defesa do Sistema Único de Saúde, o único sistema de saúde do mundo que atende a mais de 190 milhões de pessoas gratuitamente, além de mostrar também as fragilidades decorrentes do subfinanciamento crônico, que impede o sistema de ser a proposta fraterna e eficiente desenhada na Constituição de 1988.
Te podría interesar
Inscreva-se no canal da Caliban noYouTube aqui.