O reaparecimento em público do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) espantou a internet por conta de sua aparência. Muito mais envelhecido, apesar de ter apenas 62 anos, o político mineiro foi comparado nas redes, entre outros, com alguns de seus adversários, como os ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, os dois do PT, ela com 74 e ele com 76, mas com aparência muito mais jovial do que o antigo adversário.
Estresse
Entre as várias razões para o que a ciência chama de envelhecimento precoce, uma das principais e a que parece ser a causa do deputado, é o estresse. As derrotas seguidas, denúncias de corrupção entre outras adversidades, provocam o que os médicos chamam de “reação do corpo a situações prejudiciais, reais ou percebidas”.
Te podría interesar
O corpo, no caso, desencadeia uma reação química conhecida como “luta ou fuga”. Essa resposta aumenta a frequência cardíaca, acelera a respiração, contrai os músculos e aumenta a pressão arterial.
A relação do corpo com essas reações acaba provocando, a longo prazo, o aumento do risco de problemas cardiovasculares, como infarto e AVC; de problemas psiquiátricos, como depressão e ansiedade; acelera o envelhecimento precoce; agrava o diabetes e afeta o sono, o apetite e a libido.
Te podría interesar
Um estudo realizado por pesquisadores de Harvard e do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (Crid) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) mostra que o estresse acelera o aparecimento de cabelos brancos.
E esses efeitos aparecem mais rapidamente no rosto. Períodos prolongados de tensão causam olheiras, bolsas embaixo dos olhos e rugas.
Quando estamos irritados, franzimos as sobrancelhas, a testa e dormimos pouco. Esse hábito contribui para o aparecimento precoce de rugas e linhas de expressão. Além disso, estar em constante estado de estresse pode retardar o processo de renovação da pele.
Como evitar o envelhecimento precoce
Para evitar o envelhecimento precoce, portanto, não há muito segredo. Mas, dependendo da vida de cada um, pode ter algumas dificuldades e fugir do estresse talvez seja a principal delas. É necessário dormir bem, com a consciência tranquila, ter uma alimentação rica em vegetais, beber muitos líquidos, fazer exercícios físicos e, é claro, evitar o excesso de bebidas alcóolicas, tabaco e o uso de drogas.
É preciso usar protetor solar diariamente; fazer limpeza de pele; consumir alimentos com nutrientes antioxidantes, como vitamina C, vitamina E, selênio, zinco, isoflavonas e resveratrol, por exemplo, encontrados em legumes, verduras e frutas, como cenoura, beterraba, uva, tomate, damasco, mamão e berinjela, por exemplo, que ajudam não só a diminuir o envelhecimento da pele, mas também a manter um organismo mais saudável.
Com informações da Veja e do site Tua Saúde