SÍNDROME RESPIRATÓRIA

O que é SARA, doença que matou Isabel do vôlei aos 62 anos?

Síndrome rara é diagnosticada em cerca de 150 mil pacientes por ano no Brasil. Saiba quais os sintomas e tratamento.

Isabel Salgado, do Vôlei, com Janja e Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en SAÚDE el

Campeã mundial de vôlei de praia e um dos ícones da geração dos anos 1980 da Seleção Brasileira, Maria Isabel Salgado, a Isabel do vôlei teve uma morte relâmpago, aos 62 anos, nesta quarta-feira (16), um dia após ser diagnosticada com a Síndrome Aguda Respiratória Grave ou do Adulto, conhecida como SARA.

Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar

Isabel, que foi incluída no grupo de trabalho sobre esportes do Governo de Transição de Lula (PT), contraiu uma bactéria pulmonar, diagnosticada nesta terça-feira (15), e morreu menos de 24 horas depois.

A Síndrome Aguda Respiratória Grave é uma condição na qual há acúmulo de fluidos nos pulmões, privando os órgãos de receberem oxigênio.

É considerada rara pelo Ministério da Saúde, que registra cerca de 150 mil casos por ano, mas costuma ser fatal, principalmente entre pacientes que já tenham lesões pulmorares provocadas por infecções anteriores ou entre fumantes. Em 2020, durante a pandemia, Isabel voltou a fumar.

Pessoas com SARA sofrem falta de ar intensa e, muitas vezes, são incapazes de respirar por conta própria, sem o apoio de um ventilador pulmonar.

Entre os principais sintomas, além da falta de ar e do desconforto respiratório, também são comuns tosse e fraqueza muscular, devido à má circulação de oxigênio.

O tratamento é feito com vasoconstritores e fornecimento de oxigênio extra para os pulmões. Quase sempre é necessária a internação e até mesmo a intubação pela boca ou pelo nariz.