Ao chegar ao aeroporto de Cascavel (PR), na manhã desta quinta-feira (4), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pegou um cartaz em que estava escrito “Globo Lixo” e ergueu, para apoiadores que o esperavam no saguão.
A cena foi registrada em vídeo publicado nas redes sociais de Bolsonaro. Quando a porta de saída abre, ele aparece e os apoiadores começam a gritar “mito, mito”. O cartaz aparece no chão, de frente para ele, num primeiro momento. Ele traz os dizeres Globo em cima, Lixo embaixo e o símbolo da emissora no meio, com um X vermelho sobre ele.
A imagem corta e ele aparece, então, erguendo o cartaz. Embora a imagem do rosto de Bolsonaro esteja desfocada, é possível identificar que é ele quem segura o panfleto, até por cenas anteriores e posteriores do vídeo.
Seus apoiadores passam a gritar “lixo, lixo”. “Globolixo” é como os seguidores de Bolsonaro se referem à emissora nas redes sociais e em manifestações.
Veja o vídeo. A cena está na altura de 15 segundos.
Os conflitos entre Bolsonaro e a Globo acontecem desde o início de seu governo. Ele considera que a emissora carioca o persegue e a ataca sempre que pode, direta ou indiretamente.
No dia 7 de janeiro, chegou a chamar o editor-chefe e apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, de canalha, porque seu salário é maior do que o de sua colega de bancada, Renata Vasconcellos. Bolsonaro não dá entrevistas às emissoras da rede.