A atriz Leandra Leal recebeu diversas críticas nesta quarta-feira (12) em razão de uma publicação que igualava governo Bolsonaro, coronavírus, desmatamento e racismo estrutural. Nas redes, o post foi visto como uma brincadeira de mal gosto que esvazia a perspectiva estrutural do racismo e e minimiza a dor da pandemia que já deixou mais de 100 mil mortos.
"Que merda de assessoria é essa?!??!?! Imagina achar que assuntos sérios como racismo e a maior pandemia do século são motivo de joguinh de interação em rede social. Porra, vai tomar no cu, namoral pqp", criticou o perfil RedNation.
A publicação da atriz, que buscava engajamento com os seguidores, dizia para o usuário do Twitter escolher apenas um dos problemas para "eliminar": atual governo, desmatamento, Covid-19 e racismo estrutural.
"Como eu ja disse por aqui: A pessoa branca, uma hora ou outra, vai mostrar a branquice que está enraizada nela", criticou a influenciadora digital Viviane do perfil aanonnyma.
Após a repercussão negativa, Leal apagou a mensagem e publicou uma nota se desculpando pelo post equivocado. "Todos são problemas seríssimos; não devem ser comparados e todos devem ser combatidos. Eu busco combater todos, inclusive em mim. A dor de quem sofre um desses problemas não é coisa que se possa medir", escreveu em nota.
"Foi um post equivocado e não deveria ter postado, por isso apaguei. Sinceramente, me desculpo e prometo tentar não errar outras vezes", finalizou.
O ativista Samuel, do perfil samueltor4, ainda reforçou a crítica: "'Estrutural' não é meme, é uma interpretação do racismo. Se liguem".
Confira a repercussão nas redes: