Poucos dias após à grande greve dos motoristas de aplicativo do dia 1º de julho, surgiu no Facebook uma página chamada "Não Breca Meu Trampo". O perfil faz referência ao "breque" do movimento grevista e ataca diretamente as mobilizações por melhores pagamentos e condições de trabalho.
"A gente quer melhorar de vida e ganhar mais. SEM patrão e salário mínimo. No corre bem feito a gente tira mais e não tem chefe pra encher o saco. A gente quer liberdade pra trampar pra quem a gente quiser! A gente traz uma mensagem diferente dos que se dizem falar por todo mundo. GREVE, SINDICATO, TAMO FORA! Ninguém quer ficar parado. Parado ninguém ganha. Quer fortalecer o movimento? Apoia na gorjeta, oferece uma água, um rango, trata a gente que nem gente. Se liga e não breca meu trampo!", diz o "manifesto" da página publicado em 5 de julho.
Às vésperas da segunda grande greve, prevista para o sábado (25), uma publicação da página ganhou forte repercussão nas redes sociais. Na postagem, está escrito: "A parada é a seguinte… envolveu sindicato e politicagem já era irmão. Ganhar todo mundo quer, servir de palco para político, tô fora". A postagem já sumiu da página.
Diversos comentários surgiram questionando, então, quem estaria por trás da página que tenta frear a mobilização dos entregadores.
No Twitter, Lucian Woytovicz, do perfil @beijonalma, apontou uma suposta relação com Moriael Paiva, um consultor de mídias de digitais que atua em campanhas eleitorais em Brasília. Ele nega qualquer envolvimento.
Paiva, que já atuou no Ideia Big Data, aparecia como administrador do grupo "Não Breca Meu Trampo" (já deletado), ligado à página. "Coincidência? Quem paga o impulsionamento da campanha contra os entregadores de apps? Qual o objetivo de toda essa organização? Se esse post chegar ao Moriael, explica aí pra gente!", escreveu Woytovicz.
À Fórum, Paiva disse que tem "ZERO ligação com essa pagina". "Não sei de onde saiu isso", declarou. "Trabalho com comunicação digital para politica e também com monitoramento e analise de tudo que acontece nas redes sociais e é bem comum que acompanhe vários assuntos seguindo perfis, pessoas, veículos", completou.
Na quinta-feira, Paiva participou de um seminário virtual promovido pelo Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político (CAMP) e pelo Senado Federal sobre as Eleições de 2020. Ele falou sobre Comunicação Política Digital.
Atualização às 22h40