A ex-jogadora de vôlei Ana Paula Henkel fez um comentário nas redes sociais que despertou críticas nesta quinta-feira (4). Para deslegitimar a tese de que há uma violência racista promovida pelo Estado, a bolsonarista fez uso de estatísticas
"12% negros. 62% dos roubos. 56% dos assassinatos. Do your math [Faça a conta]", publicou Henkel, sem explicar o que quer dizer com os dados.
O comentário, que buscava negar que há uma violência policial sistemática contra a população negra nos Estados Unidos - razão dos protestos que estalaram após a morte de George Floyd -, foi visto como racismo.
"Racismo denunciado", escreveu o influenciador digital Leandro Santos, da página Mussum Alive. "O que exatamente você está querendo implicar sobre a comunidade negra com essas estatísticas?", perguntou ainda o pesquisador Raphael Nishimura.
"Qual a conclusão q eu devo tirar? Houve algum tipo de desvantagem histórica q prejudicou a comunidade negra OU negros simplesmente são naturalmente predispostos a violência?", questionou outro usuário.
O comentário feito por Henkel dialoga com o da blogueira Luísa Nunes Brasil, que declarou que o racismo é "natural" e "instintivo".