A ação do movimento Sleeping Giants nos Estados Unidos, que tem como objetivo derrubar o financiamento de sites de notícias falsas, mobilizou a emergência do Sleeping Giants Brasil. A atuação do perfil, que começou na segunda-feira (18), já fez duas empresas anunciarem a remoção de propaganda no Jornal da Cidade Online (JCO).
Conhecido como um dos maiores propagadores de notícias falsas, o Jornal da Cidade Online já foi condenado a indenizar o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, por fake news. Segundo a agência 'Aos Fatos', o portal chegou a usar colunistas fake com fotos modificadas virtualmente.
Por essas e outras ocorrências - principalmente durante as eleições de 2018 -, o JCO foi escolhido pelo Sleeping Giants Brasil para começar sua atuação. Assim como o original, dos EUA, o movimento busca alertar as empresas de que a publicidade de seus produtos aparecem em sites de extrema direita e/ou de fake news.
As primeiras empresas alertadas pelo perfil foram Philips, Dell, Telecine, Folha de S. Paulo, Samsung, além do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul (TCE-MS). Por enquanto, apenas Dell e Telecine anunciaram que vão rever as publicidades.
"Obrigado por nos informar. Já pausamos a campanha, que funciona de maneira automática, e vamos analisar todos os portais que estão veiculando o anúncio. Somos totalmente contra a disseminação de fake news e precisamos, juntos, combate-la", escreveu a Telecine. "Assim que recebemos essa informação, solicitamos a retirada dos anúncios automáticos. Repudiamos qualquer disseminação de notícias falsas", declarou a Dell.
O perfil pede apoio de internautas para a divulgação dos alertas e, por consequência, chamar atenção das empresas. "Galera vocês podem ajudar de diversas formas: dando rt na postagem direcionada para cada perfil, indo no perfil perguntar sobre as postagens, marcar o perfil na postagem. Assim conseguiremos desmonetizar o MAIOR site de FN brasileiro durante a eleição de 2018", escreveu.
Confira algumas das postagens do Sleeping Giants Brasil: