Durante participação em vídeo do canal de YouTube Ilha de Barbados, com PC Siqueira, Rafinha Bastos e Henry Bugalho, Ciro Gomes fez parte do seguinte diálogo: "Eu nunca vou entender por que os caras andam com a bandeira de Israel", disse um dos participantes sobre os apoiadores de Bolsonaro, ao que o PDTista respondeu: "Ah não? Procura saber de onde veio o dinheiro para o financiamento dos grupos de WhatsApp dele na campanha".
O Instituto Brasil Israel postou o trecho e se manifestou em seu perfil no Twitter: "Ciro Gomes apela, mais uma vez, ao preconceito para encobrir aquilo que não consegue explicar. Num passado recente, o ex-governador disse lamentar “mal entendidos que possam ter havido, produtos de desonestidade jornalística ou de eventual mau emprego da língua portuguesa". Afirmou ainda que "judeus podem contar comigo na luta contra o antissemitismo” publicou o perfil.
E seguiu, em uma pequena thread: "De nada adiantam declarações vazias. A luta contra o antissemitismo, assim como a luta contra o racismo ou o machismo, não se dá lá fora, diante de um "outro" preconceituoso. A luta contra o antissemitismo começa no íntimo de cada um". E condivou: "Vamos conversar sobre isso @cirogomes? A gente te ajuda a entender a bandeira de Israel ali sem precisar recorrer a estereótipos relacionados aos judeus. Manda DM".