O grupo bolsonarista de extrema-direita, Lux Brasil, de Santa Catarina, fez postagem de um vídeo, na última terça-feira (3), que viralizou nas redes e virou meme.
Nela, um cavaleiro medieval empunhando a bandeira brasileira aparece convocando para o ato do dia 15 de março contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional. “Venha contra os comunistas e traidores da pátria”, diz o cavaleiro, com voz gutural.
O grupo, de acordo com matéria veiculada no site Notícias Vale do Itajaí, é uma associação suprapartidária que visa fomentar os pensamentos e movimentos da direita conservadora (não extremista) do país.
A nota diz ainda que o grupo é encabeçado pelo empresário no ramo de transporte de combustível, Emílio Dalcóquio, e conta, em Blumenau, com vários outros empresários e lideranças regionais, entre elas o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, Jefferson Schmidt.
Em outra postagem, o grupo Lux Brasil aponta como inimigos da ordem e progresso, quatro veículos progressistas: a revista Fórum, o Brasil 247, DCM e o Blog do Esmael.