Ex-auxiliar de Paulo Guedes atribui para si artigo de outra pessoa

Marcos Cintra elevou o plágio de internet a outro patamar e divulgou artigo de homônimo como sendo dele

Foto: Wilson Dias/Agência BrasilCréditos: Divulgação
Escrito en REDES SOCIAIS el

Por Rogério Tomaz Jr.*

Ex-secretário especial da Receita Federal, subordinado ao ministério da Economia de Paulo Guedes, o economista Marcos Cintra atribuiu para si, em tweet publicado na noite de quinta-feira (1º), a autoria de um artigo que foi escrito por um homônimo. O verdadeiro autor do artigo é o jornalista Marcos Cintra, que fez doutorado em Energia na Universidade de São Paulo (USP) e é executivo do setor petrolífero.

No tweet publicado pelo ex-funcionário do governo Bolsonaro, demitido em setembro de 2019 após defender a recriação da CPMF, vários usuários notaram a tentativa de usurpação do economista, que também foi deputado federal e vereador de São Paulo, sempre pelo PL.

https://twitter.com/MarcosCintra/status/1311793060565725185

“Sério mesmo? Tem vergonha não, moço?”, questionou Luiz Paulo Reis (@LuizPauloReis07). “Tu tens certeza que escrevestes esse artigo?”, perguntou um usuário com apenas Marcelo (@mauchoac1) no nome de perfil.

“Mas foi escrito por você? Tem certeza? Não é um homônimo?”, indagou Wagner (@wagnerbsb).

Guilherme Mello, economista e professor da Unicamp, foi além e classificou como “ridículo” o gesto. “Eu já ouvi falar em plágio, mas isso é ridículo. O ‘Marcos Cintra’ do artigo é outro, executivo do setor de óleo e gás. E aí vem o ‘original’ falar que foi ele que escreveu porque o nome é igual! O que esperar de quem passou pelo governo Bozo?”, comentou Mello.

https://twitter.com/GuilSMello/status/1312147979759828999

Carreira

Marcos Cintra, o economista, foi é professor-titular da a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV), onde entrou e 1969. Foi chefe do Departamento de Economia e diretor da instituição nos anos 1980.

Na política, foi filiado à ARENA, PDS, PL, PFL, PR, PSD, PRB e PSL, legenda na qual está inscrito atualmente. Também foi presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) durante todo o governo golpista de Michel Temer.

*Rogério Tomaz Jr. é jornalista brasileiro, reside em Mendoza, onde faz mestrado em Estudos Latinoamericanos