"Genocida" foi a palavra mais procurada do ano no dicionário eletrônico Dicio

Termo é comumente usado para se referir ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Dicio se apresenta como o mais consultado no Brasil de forma online

Presidente Jair Bolsonaro (PL). (Foto: Isac Nóbrega/PR)
Escrito en POLÍTICA el

Com 4,5 milhões de buscas, a palavra "genocida" foi a mais procurada em 2021 no dicionário eletrônico Dicio, que se apresenta como o mais consultado do Brasil. Na definição do Dicio, "genocida" é uma "pessoa que ordena ou é responsável pelo extermínio de muitas pessoas em pouco tempo".

O termo é comumente usado para se referir ao presidente Jair Bolsonaro (PL) que, devido a sua péssima condução durante a pandemia da Covid-19, foi indiretamente responsável pela morte de milhares de pessoas.

De acordo com o UOL, a segunda palavra mais pesquisada no dicionário eletrônico foi "comorbidade", que é a ocorrência de duas ou mais doenças relacionadas no mesmo paciente e ao mesmo tempo. Esse tipo de condição deixa as pessoas mais propensas a desenvolverem casos graves e morrerem por algumas doenças, como a Covid-19.

Já a terceira palavra foi "empatia", a quarta "basculho" - usada por Gil do Vigor durante o Big Brother Brasil 2021 -, a quinta "amor", a sexta "perseverança", a sétima "respeito", a oitava "pandemia", a nona "estima" e a décima "hetero".

"Puérperas" e "politraumatismo" tiveram picos

Outras palavras também tiveram "pico" de pesquisas concentradas em uma época, como "puérperas" no mês de maio, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mandou parar a vacinação em grávidas e "puérperas", palavra incomum para designar quem acabou de ter um filho.

Quando a cantora Marília Mendonça morreu num acidente de avião, houve um pico de buscas por "politraumatismo", causa da morte da cantora.