Pesquisa Atlas Político, divulgada nesta segunda-feira (27) pelo jornal El País, revela que após a demissão de Sérgio Moro do Ministério da Justiça, 54% dos entrevistados disseram ser a favor de impeachment de Jair Bolsonaro.
É a primeira vez que mais da metade dos entrevistados apoia um impedimento do presidente no levantamento feito pelo instituto. No levantamento anterio, feito em março, 48% dos entrevistas eram favoráveis ao impeachment.
Segundo a pesquisa, a rejeição de Bolsonaro chegou a 64,4% - diante de 30% de aprovação. É a primeira vez que o levantamento mostra rejeição de Bolsonaro maior que a de Lula, que tem 60% de reprovação na pesquisa.
O governo é avaliado como ruim ou péssimo por 49%, o maior indíce desde o início da série, em fevereiro de 2019. Outros 28% acham o governo regular e 21% classificam como ótimo ou bom.
Moro
A pesquisa, que tem uma margem de erro de dois pontos percentuais, mostra que 68% dos entrevistados discordam da demissão de Valeixo por Bolsonaro enquanto 72% concordam com as críticas feitas por Moro ao presidente, como a alegação de tentativa de interferir politicamente em investigações da PF.
Por outro lado, o episódio favoreceu Moro, que teve avaliação positiva de 57,3% dos entrevistados. Em novembro de 2019, em meio às denúncias da Vaza Jato, Moro chegou a ser avaliado positivamente por 48,4%, o menor índice.