Escrito en
POLÍTICA
el
A reação internacional diante do discurso e das ações de Jair Bolsonaro contra o meio ambiente fez com que o próprio presidente e integrantes do governo, mesmo que de forma reservada, fizessem um mea-culpa.
A informação é do blog de Gerson Camarotti, comentarista político do G1 e da Rede Globo. Auxiliares mais próximos do presidente reconhecem que o discurso crítico motivou a reação internacional para pressionar o Brasil.
Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém
Bolsonaro fez uma série de declarações desastrosas sobre a questão ambiental. Colocou em dúvida dados científicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), disse que os incêndios na Amazônia tinham sido provocados por ONGs, que perderam apoio financeiro do governo, entre outras. Erro Ainda segundo Camarotti, um interlocutor próximo de Bolsonaro admitiu que foi um erro o presidente ter levantado suspeitas ONGs, sem ter apresentado provas. “Esse momento pede um discurso mais cuidadoso”, observou esse auxiliar.Nos três estados com mais alertas de desmatamento, houve queda de autos de infração, o que antecede a multa.
De 1º de janeiro a 22 de agosto, em comparação com o mesmo período de 2018, a queda no Amazonas foi de 59%; em Mato Grosso, de 36%; e no Pará foram emitidos 35% autos de infração a menos.