Escrito en
POLÍTICA
el
O protesto promovido por alunos e professores do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Rio de Janeiro deu resultado. O interventor Maurício Aires Vieira, nomeado para ocupar o cargo de Diretor-Geral da instituição, não resistiu e deixou o local pela porta dos fundos, sem tomar posse. Vieira era assessor de Abraham Weintraub, ministro da Educação de Jair Bolsonaro.
Desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (19), alunos e professor se mobilizaram para tentar evitar que Vieira assumisse a direção-geral do Cefet. A indicação dele foge ao padrão da instituição, que escolhe seus diretores por meio de debate e eleição interna.
O Facebook silenciou a Fórum. Censura? Clique aqui e nos ajude a lutar contra isso
Após uma reunião que durou cerca de meia hora, entre o interventor, um procurador do Ministério Público e Mauricio Motta, legítimo diretor eleito, Vieira foi embora, sob vaias e gritos de palavras de ordem de alunos.
“Ele não sabe sequer andar aqui dentro, saiu pela porta dos fundos, porque não dava para sair pela principal. A gente não sabe quando vai voltar, mas agora o nosso diretor, escolhido por nós, está entregando o cargo e ele (interventor), tecnicamente, é o diretor-geral “pro tempore” (temporário)”, revela à Fórum a coordenadora de física do Centro, Elika Takimoto.
Indefinição
“Agora, como ele vai comandar a instituição, se alunos e professores não estão deixando nem ele entrar, a gente não sabe como vai ficar. Espero que o ministro da Educação volte atrás e reverta essa portaria, porque o Cefet é muito importante, não só para o estado do Rio, mas para a história do Brasil”, destaca.
O Cefet oferece não só ensino técnico. “Temos também graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. E todos eles bem avaliados academicamente. É um centro de ensino por excelência”, acrescenta.
Veja o momento em que o interventor deixa o Cefet:
Veja mais imagens do protesto:O INTERVENTOR NÃO conseguiu sentar na cadeira do Diretor Geral do CEFET/RJ! Saiu correndo pela porta dos fundos e, se voltar, resistiremos SEMPRE! Queremos quem elegemos e nos conhece e não uma pessoa que sequer sabe como andar aqui dentro!#CEFETresiste pic.twitter.com/ldzR3i1gpd
— Elika Takimoto (@elikatakimoto) August 19, 2019
Os alunos estão fazendo uma barreira humana e dizendo NÃO ao INTERVENTOR nomeado pelo ministro da Educação para ocupar o cargo de Diretor Geral do CEFET/RJ!#CEFETresiste #CEFET pic.twitter.com/kMuKeyYCdL
— Elika Takimoto (@elikatakimoto) August 19, 2019