Eleita para comandar Juiz de Fora (MG), 5º maior município de Minas Gerais, pelos próximos 4 anos, Margarida Salomão (PT) será a primeira mulher em toda a história da cidade a assumir a prefeitura.
A petista teve, na eleição em segundo turno neste domingo (29), 54,98% dos votos válidos, derrotando Wilson Rezato (PSB), que conquistou 45,02% dos votos.
Em conversa com a imprensa após a apuração, Margarida agradeceu aos eleitores e destacou o fato de ser a primeira mulher a ser eleita prefeita na história da cidade.
"Estou vivendo uma grande alegria. Depois de muitas lutas estamos nesse momento conquistando uma situação historicamente inédita: sou a primeira mulher eleita prefeita em 170 anos da nossa cidade", afirmou.
"É uma enorme responsabilidade, também com esperança. Vamos iniciar esse novo ciclo e vamos tentar garantir para todo cidadão seu direito à cidade. Foi o que nós debatemos na campanha", completou.
De acordo com Margarida, sua campanha configurou "um processo muito bonito, muito empolgante". "Andei a cidade inteira ouvindo as pessoas. Fomos ampliando nossos apoios, tivemos apoio fora do nosso partido que entenderam a importância da nossa mensagem, do desenvolvimento focado nos direitos das pessoas", explicou.
De fato, a candidata do PT conquistou, no segundo turno, apoios inesperados, como o de Marcus Pestana, um dos fundadores do PSDB. “A Margarida, com todas as divergências, tenho que testemunhar que ela sempre esteve do lado das lutas democráticas desde os anos 80. E exerceu sua vocação pública durante toda vida, como secretária da administração de Juiz de Fora, professora e educadora, reitora da nossa universidade federal e deputada”, disse o tucano em vídeo gravado à petista no dia 17 de novembro.
Aos 70 anos, Margarida é graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora também em Linguística pela Universidade de Berkeley (EUA).
Neste momento, apoiadores de Margarida festejam a vitória pelas ruas de Juiz de Fora.
Assista, abaixo, um trecho da declaração da candidata após a confirmação de sua vitóra.