ELEIÇÕES 2026

Quem é o presidenciável favorito dos bolsonaristas no ato da Paulista

Pesquisa realizada com parte do público presente no ato deste domingo (29) traz quem seria o nome preferido dos manifestantes para substituir o ex-presidente na disputa pelo Planalto

Jair Bolsonaro em meio a participantes do ato na Avenida Paulista neste domingo (29)
Jair Bolsonaro em meio a participantes do ato na Avenida Paulista neste domingo (29)Créditos: MIGUEL SCHINCARIOL / AFP
Escrito en POLÍTICA el

O Monitor do Debate Político da USP realizou uma pesquisa entre as pessoas presentes ano ato bolsonarista na Avenida Paulista deste domingo (29) para saber quem seria o melhor nome para disputar as eleições presidenciais de 2026 no lugar do ex-presidente, que está intelegível. 

Segundo os dados do levantamento, o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) é o melhor nome para concorrer, chegando a 30%.

No entanto, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é mencionado por 28%, e, conforme a margem de erro da pesquisa, de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, está em situação de empate técnico com Tarcísio. a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro chega a 14%. 

Em outra questão apresentada pelo Monitor, 55% dos entrevistados na manifestação consideraram "muito adequada" a proposta de decretar estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e 57% pontuaram que essa medida seria "completamente constitucional".

A pesquisa foi realizada com 591 entrevistados entre 13h30 e 17h na Avenida Paulista. 

Ato bolsonarista esvaziado

Também conforme o Monitor do Debate Político da USP, o ato bolsonarista, em seu ápice, reuniu aproximadamente 12,4 mil pessoas na Paulista, com base em imagens de drones e análise por inteligência artificial feitas às 15h40. A margem de erro da estimativa é de aproximadamente 12% (cerca de 1.500 pessoas).

A presença de público representa uma queda drástica em comparação ao protesto anterior, realizado em 6 de abril, que reuniu cerca de 45 mil pessoas no mesmo local.

Em fevereiro de 2024, outra manifestação com o ex-presidente reuniu 185 mil pessoas no mesmo local.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar