NINGUÉM LIGA

Bolsonaristas terão “evento” em Lisboa nos dias do Fórum Jurídico, para provocar Gilmar Mendes

“Fórum dos Xaropes”, encontro da extrema direita de Brasil, Portugal e Espanha, que já virou piada nas redes, quer rivalizar com o famoso e tradicional “Gilmarpalooza”

O ministro Gilmar Mendes, do STF, organizador do Fórum de Lisboa.Créditos: STF/Arquivo
Escrito en POLÍTICA el

Enquanto os principais nomes do Judiciário e do Legislativo brasileiro, assim como do governo federal, se preparam para desembarcar em Lisboa para o prestigiado Fórum Jurídico, conhecido informalmente como “Gilmarpalooza”, em alusão ao ministro Gilmar Mendes, dono do IDP, a faculdade privada que organiza o evento em solo europeu, a extrema direita bolsonarista decidiu montar um “evento paralelo” que já nasce como motivo de piada.

No mesmo período em que acontece a 13ª edição do Fórum de Lisboa, entre 2 e 4 de julho, um grupo de parlamentares bolsonaristas aterrissa na capital portuguesa não para debater democracia ou justiça, mas para participar de um encontro cujo nome pomposo em latim, Veritas Liberat (“A verdade vos libertará”), tenta disfarçar o teor conspiratório e ressentido da empreitada.

A data escolhida pelos organizadores não é coincidência: o evento dos extremistas de direita ocorrerá no dia 4, último dia do Fórum tradicional, em uma tentativa explícita de provocar Gilmar Mendes e demais autoridades presentes no encontro oficial. A missão? Posar de “alternativa” a um dos mais relevantes espaços de diálogo jurídico entre Brasil e Europa. Só rindo.

Convidados “de peso” incluem Damares, Sóstenes e Onyx, com despesas pagas pelo povo brasileiro

Entre os nomes confirmados para o Veritas Liberat estão figuras conhecidas do circo bolsonarista: a senadora Damares Alves, o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante, e o ex-ministro Onyx Lorenzoni. Todos escalados para repetir, no Velho Continente, os mesmos discursos sobre “liberdade cerceada”, “prisões políticas” e outras ficções ideológicas.

A viagem de Damares, aliás, terá ônus para o Senado, conforme autorização concedida pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre. Ela ainda esticará o passeio até Madri, onde participará de outro evento alinhado ao mesmo delírio político.

Como cereja do bolo, os bolsonaristas contarão com a presença de expoentes da extrema direita europeia, como integrantes do Chega, de Portugal, e do Vox, da Espanha, partidos conhecidos por seu ultrarreacionarismo e seu talento em espalhar desinformação.

“Fórum do Chapéu de Alumínio” vira meme antes mesmo de acontecer

A internet, como sempre, não perdoou. O evento da direita radical foi rapidamente rebatizado nas redes sociais como “Fórum dos Xaropes”, ou, para os mais criativos, “Fórum do Chapéu de Alumínio”, em referência ao tipo de discurso delirante e desconectado da realidade que costuma ecoar nessas rodas. Veja alguns dos excelentes comentários.

“Imperdível... rs”, disse um internauta.

“Imagina ir até Lisboa pra ouvir um monte de merda desses aloprados”, retrucou outro.

“Atravessar o Atlântico para escutar a Damares e o Sóstenes Cavalcante falando asneiras... Você não pode deixar de perder”, acrescentou ainda um perfil.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar