BASTIDORES

VÍDEO: Barroso revela que pediu "socorro" aos EUA para evitar golpe no Brasil

A declaração do ministro do STF foi feita durante palestra em evento realizado em Nova York

VÍDEO: Barroso revela que pediu "socorro" aos EUA para evitar golpe no Brasil.Créditos: Antonio Augusto/STF
Escrito en POLÍTICA el

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, revelou nesta terça-feira (13), durante evento da Lide em Nova York, nos EUA, que pediu "socorro" aos Estados Unidos para evitar um golpe de Estado no Brasil.

De acordo com Barroso, enquanto presidia o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), solicitou aos militares estadunidenses que se manifestassem em defesa da democracia brasileira e do processo eleitoral de 2022, no qual o presidente Lula (PT) derrotou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Acho que isso teve algum papel, porque os militares brasileiros não gostam de se indispor com os Estados Unidos, já que é aqui que obtêm seus cursos e equipamentos", disse Barroso durante palestra no evento organizado pelo ex-governador paulista João Doria.

Barroso continua: "Mais recentemente, tivemos um decisivo apoio dos Estados Unidos à institucionalidade e à democracia brasileira em momentos de sobressalto. Eu mesmo, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, estive com o encarregado de negócios americano — estive muitas vezes — e, em três ocasiões, pedi declarações dos Estados Unidos de apoio à democracia brasileira, uma delas do próprio Departamento de Estado."

De fato, reportagem publicada pelo Financial Times em junho de 2023 revelou que os militares dos EUA fizeram "pressão silenciosa" e que avisaram ao governo Bolsonaro e aos militares que não apoiariam um golpe de Estado no Brasil.  

Confira abaixo a declaração de Barroso:

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
Carregar mais