Mesmo hospitalizado, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi formalmente citado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em ação penal que apura a tentativa de golpe de Estado em 2022. A entrega da intimação, feita por um oficial de Justiça, ocorreu diretamente no leito da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital DF Star, em Brasília, por determinação do ministro Alexandre de Moraes.
A autorização judicial para procurá-lo no hospital ocorreu após Bolsonaro participar de uma transmissão ao vivo, na terça-feira (22), diretamente de seu quarto na UTI, onde conversou com os filhos, os deputados Eduardo e Carlos Bolsonaro, tendo o primeiro, inclusive, feito ameaças abertas a “outros ministros” da Corte. Segundo o STF, a live comprovou que o ex-presidente tinha condições de receber a citação. O servidor público entregou o documento ao ex-presidente no hospital, e ele assinou às 12h47 da quarta-feira (23), confirmando ciência da citação.
Te podría interesar
Veja a cópia da intimação abaixo:
STF julgará Bolsonaro e núcleo do golpe
A ação penal julgará Bolsonaro e outros acusados integrantes do chamado núcleo 1 da tentativa de golpe. A conversão da denúncia em ação penal foi determinada em 26 de março, e os demais réus foram notificados entre os dias 11 e 15 de abril.
Internação no DF Star e cirurgia
Bolsonaro está internado desde o dia 12 de abril, tendo passado por uma cirurgia no dia 13 para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal. A operação durou 12 horas.