DE OLHO NA URNA

Eleições 2026: pesquisa mostra disputa acirrada entre bolsonaristas e esquerda para o Senado de SP

Quatro candidatos aparecem em situação de empate técnico como primeira opção dos eleitores para as duas vagas da corrida eleitoral do próximo ano; confira os números

Créditos: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa realizada pelo Instituto Ideia, divulgada nesta sexta-feira (18), aponta para um cenário com disputa acirrada em São Paulo pelas duas vagas que estarão em jogo nas eleições de 2026. 

No próximo ano, terminam os mandatos de Mara Gabrilli (PSD) e Giordano (MDB), suplente do Major Olímpio, falecido em 2021 em decorrência da covid-19. O levantamento, realizado entre 4 e 8 de abril e divulgado por O Globo, pergunta qual seria a primeira e a segunda opção de voto dos entrevistados.

Empate quádruplo

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) aparece numericamente à frente, com 14% das intenções de voto na pesquisa estimulada, índice alcançado tanto como primeira quanto como segunda opção de voto. Já o ex-deputado e secretário de Segurança Pública de Tarcísio de Freitas (Republicanos), Guilherme Derrite, tem 13% das menções como primeira opção e 11% como segunda.

Em seguida, tecnicamente empatados com Bolsonaro e Derrite, pela margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, aparecem o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), com 11% de intenções de voto como primeira opção e 9% como segunda, e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que tem 8% como primeira e 10% como segunda opção.

A ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT) tem 5% e 10% como primeira e segunda opções, respectivamente. Já o ministro da Fazenda Fernando Haddad anota 7% e 6%.

Indecisos

A indecisão ainda é elevada, mesmo na pesquisa estimulada. Conforme a pesquisa, são 17% os que não sabem em quem votarão como primeira opção, e 20% os que não se decidiram sobre o segundo voto.

No levantamento espontâneo, quando não são mencionados os nomes dos possíveis candidatos, 73,5% não sabem responder. O nome mais citado, nesta modalidade, foi o de Guilherme Boulos, lembrado por 6,9% dos entrevistados.

O Instituto Ideia explica que a sondagem tem como principal objetivo testar a força de cada nome na disputa, e não simular um cenário. Isso justifica a presença de mais de um nome do mesmo partido ou de legendas próximas.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar