Ivo Herzog, filho do jornalista Vladimir Herzog e Hildegard Angel, filha da estilista Zuzu Angel, assistiram ao primeiro dia de julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados por tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-preso político da Ditadura Militar, o ex-ministro de Direitos Humanos de Lula, Paulo Vannuchi, também assiste ao julgamento.
À jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, Ivo afirmou que iria participar do julgamento“por ser um momento histórico”. “Pela primeira vez no Brasil, agentes do Estado serão processados por atentarem contra a democracia”, disse. Ele ainda acrescentou que a data é ainda mais simbólica porque neste ano completam-se 50 anos do assassinato de Vladimir Herzog.
Te podría interesar
Já Hildegard afirmou ser “uma obrigação histórica, humana e pessoal estar no julgamento, pelos mortos, desaparecidos e os que têm vida a viver”. Ela ainda declarou que “não é possível que o Brasil repita uma anistia equivocada e perversa".
Vladimir Herzog e Zuzu Angel se tornaram dois dos principais símbolos da luta contra a ditadura militar. O jornalista foi preso, tortura e morto pela ditadura militar em 1975. Já a estilista foi um dos principais nomes na luta por justiça pelos mortos e desaparecidos pela ditadura após seu filho, Stuart Angel, ter sido assassinato pelo governo ditatorial. Ela morreu após seu carro despencar de uma altura de dez metros em um viaduto do Rio de Janeiro. Em 2020, a Justiça brasileira reconheceu que sua morte não foi acidental, mas provocada pelo Estado.
Te podría interesar
Abaixo, veja imagens de Ivo Herzog e Hildegard Angel no julgamento de Bolsonaro.
Foto: Antonio Augusto/STF
Bolsonaro réu: assista ao vivo e saiba tudo sobre o julgamento no STF