O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta sexta-feira (21) o julgamento contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por acusação de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com arma de fogo. Se condenada, Zambelli pode pegar seis anos de prisão em regime semiaberto, além da perda do mandato e multa.
Diante do desespero do julgamento, a deputada fez uma série de publicações em suas redes sociais contra Janja e chegou a protocolar uma representação do Tribunal de Contas da União (TCU) nesta quarta-feira (19) pedindo uma investigação dos gastos da primeira-dama.
Te podría interesar
Na ação, Zambelli se refere à viagem de Janja ao Japão no dia 18 de março. Ela diz que como a primeira-dama não ocupa cargo público, não teria direito a custear a viagem com recursos federais.
A viagem de Janja não foi divulgada na agenda oficial da primeira-dama, mas segunda sua assessoria, ela foi junto a uma equipe do governo federal para preparar a viagem do presidente Lula (PT), que chega ao país asiático no dia 24 de março.
Te podría interesar
Julgamento contra Carla Zambelli
O processo no STF se refere ao episódio de outubro de 2022 em que a deputada federal perseguiu um apoiador do presidente Lula portando uma arma de fogo em um bairro nobre de São Paulo.
O julgamento irá ocorrer em plenário virtual e deve se encerrar na próxima sexta-feira (28). O primeiro a votar será o ministro e relator do caso, Gilmar Mendes.