MUDANÇA

Quaquá: “Lula acerta em colocar Gleisi na articulação política”

Na avaliação do prefeito de Maricá, os arroubos retóricos de Gleisi nos últimos anos eram parte de seu papel como presidente do partido

Quaquá, prefeito de Maricá, no Rio de Janeiro.Créditos: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Por
Escrito en POLÍTICA el

Crítico contumaz da postura às vezes radical da presidente do PT, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, vice-presidente nacional da sigla, viu com bons olhos a indicação de Gleisi Hoffmann para o ministério das Relações Institucionais. Para o dirigente petista, a futura ministra tem um predicado essencial para o cargo: é leal ao presidente Lula, mas, ao mesmo tempo, guarda independência para divergir, se necessário.

“Quero dizer que acho que o presidente Lula acertou ao colocar nossa deputada e presidenta na articulação política. Com acordos e divergências em nosso relacionamento, é necessário reconhecer que ela é uma dirigente capaz. E tem a grande virtude de ser leal ao presidente, mas não ser puxa saco. Mostra capacidade e coragem de dialogar com ele e divergir se preciso”, escreveu Quaquá, em mensagem à bancada federal do partido, da qual foi integrante até assumir a prefeitura de Maricá em janeiro passado.

Após alguns embates públicos, Quaquá e Gleisi se reaproximaram recentemente, com a mediação do líder do partido e marido da parlamentar, Lindbergh Farias. Para o prefeito de Maricá, os arroubos retóricos de Gleisi nos últimos anos eram parte de seu papel como presidente da sigla. Investida agora na articulação política, a petista, na opinião de Quaquá, terá flexibilidade nas composições para a ampliação da base de Lula no Congresso Nacional.

“Gleisi é da política. Foi senadora. Ninguém chega ao Senado sem capacidade de articulação. Ela vai ajudar muito esse período de necessária virada”, comentou, acrescentando:

“Espero que ela comande uma nova relação com o Congresso, baseado em parceria política e eleitoral. Que reorganize as alianças nos estados. Que busque uma aliança ampla e desenvolvimentista com setores das elites e do empresariado. E ela já demonstrou capacidade de defender o PT, nossas bancadas e nosso ideário!”.

Conhecido pela franqueza das posições, Quaquá concluiu: “Vocês conhecem minha sinceridade. Não tenho vocação para bajulação. Pelo contrário, sou mal-educado mesmo. Mas acho um acerto e gostei da nomeação da Gleisi pra ministra”.

Confira na Agenda do Poder.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar