A deputada federal Talíria Petrone foi anunciada nesta segunda-feira (3) como a nova líder da bancada do PSOL na Câmara dos Deputados para 2025. Em seu segundo mandato consecutivo, a parlamentar assume a função com a promessa de manter o partido na linha de frente dos debates sobre direitos sociais, meio ambiente e combate à extrema direita.
Talíria terá entre suas prioridades a discussão de temas globais que impactam diretamente o Brasil. Para a deputada, é fundamental que a bancada atue contra o crescimento de pautas da extrema direita e reforce a luta climática no cenário internacional.
Te podría interesar
"O que está em jogo, com esta nova liderança, não é nosso mandato, não é a Talíria. O que está em jogo é o futuro do país e da humanidade. Temos anos difíceis pela frente e precisamos agir para frear o avanço do fascismo, a existência de guerras, o colapso climático. E, como sempre fizemos, vamos priorizar a melhoria da vida do povo e ajudar o governo Lula a avançar em conquistas", declarou.
Coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) do Clima da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, Talíria tem se posicionado ativamente sobre tragédias ambientais que atingiram o Brasil nos últimos anos. No novo cargo, a parlamentar promete manter a pressão para que o tema seja tratado com mais urgência no Congresso.
Outro desafio destacado pela deputada é a manutenção e ampliação da frente ampla que elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022, garantindo que uma agenda popular seja incorporada ao governo.
"A frente ampla foi fundamental para eleger o presidente Lula em 2022. E ela será novamente importante em 2026. Mas sabemos que o Centrão, o setor do agro, os liberais e outros setores não se acanham em defender sua agenda dentro dessa frente ampla. O PSOL cumprirá seu papel fortalecendo uma agenda popular para fortalecer o governo junto ao povo brasileiro", afirmou.
Talíria também indicou que combater o discurso da austeridade será um dos eixos centrais de sua gestão, com foco na promoção da igualdade social, ampliação do emprego e fortalecimento de políticas públicas de distribuição de renda.
"Nosso compromisso é com a melhoria da vida da população, garantindo que a economia se mantenha aquecida e que o Estado atue para reduzir as desigualdades", ressaltou a nova líder do PSOL na Câmara.