Lindbergh Farias (PT-RJ) foi eleito, por aclamação, novo líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados para o ano legislativo de 2025. A escolha ocorreu nesta sexta-feira (31) em uma reunião que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e da primeira-dama Janja da Silva.
Lindbergh substituirá o deputado Odair Cunha (PT-MG), que esteve à frente da bancada durante o último ano. O novo líder assume oficialmente o posto após a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara, que será realizada neste sábado (1).
Te podría interesar
Prioridades
Com um discurso focado no fortalecimento do governo Lula, Lindbergh destacou que sua atuação será voltada para impulsionar a popularidade do presidente e criar as condições políticas e econômicas para sua reeleição em 2026. Entre as pautas prioritárias da bancada, ele ressaltou a necessidade de avançar com a proposta de isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais.
“Entre as pautas prioritárias no Congresso teremos a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais, medida apoiada por 82% da população, o fim da jornada de trabalho 6×1 e projetos que auxiliem no combate à inflação de alimentos”, afirmou Lindbergh.
Outro tema que deve ganhar espaço na agenda do Congresso este ano é a regulação das redes sociais. O novo líder petista destacou a importância de um debate mais ativo sobre o combate às fake news e a necessidade de fortalecer a defesa do governo e do projeto de reconstrução nacional conduzido por Lula.
"Fui aclamado pela nossa bancada como novo líder, com a presença de honra do presidente Lula, da primeira-dama Janja, do ministro Alexandre Padilha, da minha companheira e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann. Agradeço muito ao atual líder Odair Cunha por toda a parceria e aqui reconhecer o excelente trabalho neste último período, um exímio articulador. Uniu nossa bancada. Nossa missão maior é impedir o retorno da extrema direita ao poder. Vamos juntos pelo Brasil e o povo brasileiro. Conto com vcs nessa jornada, pessoal!, escreveu Lindbergh em publicação nas redes sociais.
Balanço
Durante a reunião, o agora ex-líder da bancada, Odair Cunha, fez um balanço das atividades da sigla em 2024, destacando a atuação do PT como base de sustentação do governo Lula no Congresso Nacional. Um dos marcos desse período foi a aprovação da Reforma Tributária, sancionada no início de 2025, que, segundo Cunha, tornou o sistema fiscal mais justo, transparente e equilibrado.
“A reforma permitirá à população acompanhar com maior clareza o funcionamento da tributação no país”, destacou o parlamentar.
Trajetória de Lindbergh Farias
Nascido em João Pessoa, na Paraíba, Lindbergh Farias iniciou sua trajetória política como militante estudantil. Em 1992, ganhou projeção nacional ao liderar o movimento dos "caras-pintadas", que pressionou pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello.
Sua carreira parlamentar teve início em 1994, quando foi eleito deputado federal pelo PCdoB. Desde então, passou pelo PSTU e pelo PT, partido ao qual se filiou em 2001. Em 2004, foi eleito prefeito de Nova Iguaçu (RJ), cargo que ocupou por dois mandatos até 2010, quando foi eleito senador pelo Rio de Janeiro.
No Senado, Lindbergh atuou em pautas como os direitos da pessoa com deficiência e a divisão dos royalties do petróleo, tema sobre o qual escreveu o livro "Royalties do Petróleo: As Regras do Jogo". Em 2017, assumiu a liderança da bancada do PT na Casa, sendo reconduzido ao cargo no ano seguinte. Após não se reeleger senador em 2018, foi eleito vereador no Rio de Janeiro em 2020 e, em 2022, retornou à Câmara dos Deputados com 152.219 votos.
*Com informações do site PT na Câmara