O ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes (PDT), quarto colocado nas eleições para a presidência em 2022, já teria definido seus planos para o pleito de 2026.
Segundo o ministro da Previdência, Carlos Lupi, que é presidente licenciado do PDT, Ciro lhe contou que não pretende ser candidato à presidência mais uma vez na próxima eleição. O pedetista concorreu em quatro pleitos: 1998, 2002, 2018 e 2022, tendo alcançado seu melhor desempenho em 2018, quando ficou em terceiro lugar. Ciro nunca chegou a disputar um segundo turno.
Te podría interesar
"Ele diz que não tem mais projeto político-eleitoral. Em todas as conversas com ele, ele me falou: ‘Olha, eu já fui três vezes e não quero mais esse cenário’. Eu estou me guiando pela palavra dele", revelou Lupi em entrevista ao site "Metrópoles".
O dirigente partidário pondera, contudo, que Ciro Gomes, apesar de não pretender mais disputar eleições, seguirá atuando na política.
“Não [saiu] da política, saiu da política eleitoral. Continua militante, é dirigente do partido, dá sua opinião, às vezes com radicalismo, que é um direito dele. Eu penso diferente. Mas vai ter sempre um homem… ele é um livre franco atirador”, declarou.