PREOCUPADÍSSIMO

Proibir Moraes de ir aos EUA: Veja o que o ministro acha de tal hipótese

Bolsonaristas gritam e festejam a possibilidade de o governo Trump cancelar visto do magistrado do STF. Pessoas ligadas a “Xandão” disseram como ele se sente

O ministro Alexandre de Moraes, do STF.Créditos: Fotoarena/Folhapress
Escrito en POLÍTICA el

“Ah, parece que jogo virou! Agora o Moraes vai ver só, vão cancelar o visto dele de entrada nos EUA”. Frases como essa se repetem nas bolhas bolsonaristas nas redes sociais depois que o governo de Donald Trump resolveu entrar no jogo de bobajadas e distorções patrocinado pela família do líder da extrema direita brasileira, que faz um verdadeiro inferno com seu “representante” em Washington, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL). Ele até convenceu um parlamentar de lá a apresentar uma lei, que foi aceita e deve ser discutida, para que o ministro do STF seja impedido de entrar em território norte-americano.

Mas e “Xandão”, como encara essa hipótese de ter seu visto sustado e não poder mais pisar na terra do Tio Sam? Segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, para o magistrado isso não faz diferença alguma. Ela ouviu pessoas de convívio mais próximo com Moraes.

“Ele [Moraes] não tem especial interesse em viajar a turismo pelos EUA, e nem planos para qualquer visita ao país”, disse um interlocutor à jornalista. De acordo com essas pessoas, o ministro do Supremo nem é afeito a frequentar a nação da América do Norte, algo que ele fez pela última vez em novembro de 2022 para participar de um evento do grupo Lide, comandando pelo ex-governador paulista João Doria, e que acabou em confusão por conta da gritaria e dos xingamentos que os “patriotas” bolsonaristas que vivem lá protagonizaram. O episódio é mais lembrado pela frase “Perdeu, mané... Não amola”, do ministro Luís Roberto Barroso, que sacaneou a claque e deixou os extremistas furiosos.

As pessoas ouvidas lembraram também que o ministro já foi convidado outras vezes para ir aos EUA em eventos, mas que recusou. Pelo visto, ele não se importa muito e sequer gosta de passear por aquelas bandas. Moraes vai muito, sim, à Europa, onde faz turismo com a família e também participa de congressos e simpósios, em países como Portugal, Itália e Inglaterra.

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar