REDES SOCIAIS

Por que a conta de Moraes no X (antigo Twitter) foi desativada

Decisão ocorre um dia após Moraes determinar que a plataforma pague uma multa de R$ 8,1 milhões por descumprimento de ordens judiciais

Alexandre de Moraes no plenário do STF.Créditos: Fellipe Sampaio /STF
Escrito en POLÍTICA el

Auxiliares do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, confirmaram que foi ele quem tomou a decisão de deixar a plataforma X (antigo Twitter). Segundo essas fontes, Moraes já não utilizava a rede social há mais de um ano e vinha refletindo sobre sua permanência em um espaço que, atualmente, tem um direcionamento abertamente alinhado a pautas da extrema direita e que, em diversas ocasiões, se recusou a cumprir determinações judiciais brasileiras. De acordo com seus auxiliares, a decisão foi tomada de maneira ponderada e já era cogitada há meses, mas foi apenas agora oficializada.

A saída do ministro foi oficializada nesta sexta-feira (21). A decisão ocorre um dia após Moraes determinar que a plataforma pague uma multa de R$ 8,1 milhões por descumprimento de ordens judiciais. A penalidade foi aplicada devido à falta de fornecimento de informações cadastrais de perfis sob investigação no inquérito que apura a disseminação de desinformação e ataques às instituições democráticas. A empresa tentou recorrer da decisão, mas o ministro rejeitou os argumentos apresentados pela defesa da rede social, reforçando que o cumprimento da legislação brasileira é inegociável.

A informação de que Moraes tomou a decisão de deixar a plataforma foi dada em primeira mão pela jornalista Daniela Lima, da GloboNews, e posteriormente confirmada pela coluna. Segundo interlocutores, o ministro já não via utilidade em manter um perfil ativo na rede, considerando o ambiente atual da plataforma.

A decisão de Moraes também se insere no contexto de um embate crescente entre a plataforma X e o judiciário brasileiro. A empresa, controlada por Elon Musk, tem adotado uma postura desafiadora em relação às determinações judiciais no país e enfrenta críticas por suposta falta de compromisso com a moderação de conteúdo e o combate à desinformação. Diversas decisões judiciais emitidas nos últimos meses determinaram a remoção de perfis que propagavam desinformação ou ataques a autoridades e instituições democráticas. No entanto, a plataforma tem resistido a cumprir algumas dessas determinações, alegando que tais medidas comprometem a liberdade de expressão.

A saída de Moraes da rede social ocorre em um momento em que figuras públicas, especialmente ligadas às instituições democráticas, têm reconsiderado sua presença em redes sociais que apresentam um ambiente hostil ao debate plural. Recentemente, outras autoridades também reduziram ou abandonaram suas atividades no X, alegando que a plataforma perdeu espaço como ambiente de discussão e interação equilibrada.

Até o momento, o STF não se manifestou oficialmente sobre a saída do ministro da plataforma. A direção do X também não comentou a decisão de Moraes ou a multa imposta pelo tribunal. No entanto, o movimento do ministro pode ser interpretado como um sinal de que autoridades brasileiras estão cada vez menos dispostas a tolerar posturas hostis das redes sociais frente às decisões judiciais do país.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar