Pesquisa Altas Intel divulgada neste domingo (16) aponta que a grande maioria da população brasileira é contra a proposta de alteração da Lei da Ficha Limpa que tramita no Congresso Nacional.
Articulado por bolsonaristas na Câmara dos Deputados para reduzir o tempo de inelegibilidade previsto na Lei da Ficha Limpa e, assim, beneficiar Jair Bolsonaro, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 141/2023, de autoria do deputado federal Bibo Nunes (PL-RS), propõe diminuir de oito para dois anos o período de inelegibilidade para condenados por abuso de poder político.
Te podría interesar
Caso aprovada, a proposta reabilitaria Bolsonaro, atualmente inelegível, para disputar a eleição de 2026. Entretanto, especialistas ouvidos pela Fórum apontam que a medida é inconstitucional e dificilmente passará pelo crivo do STF.
Segundo a pesquisa Atlas Intel, 83% dos brasileiros são contra a mudança na Lei da Ficha Limpa, enquanto apenas 14% dos entrevistados disseram ser a favor.
Te podría interesar
O próprio Bolsonaro chegou a divulgar um vídeo recentemente em suas redes sociais se manifestando favoravelmente não só a alteração na Ficha Limpa, mas defendendo a revogação total da lei. O ex-presidente, entretanto, mentiu sobre a legislação atualmente em vigor e foi advertido com uma "nota da comunidade" no X (antigo Twitter).
Brasil dividido sobre anistia a golpistas
A discussão sobre a anistia aos presos e financiadores dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 voltou ao centro do debate político e sinaliza que a democracia brasileira corre perigo. A pesquisa Atlas Intel divulgada neste domingo (16) aponta que 51% dos brasileiros apoiam o perdão aos envolvidos, enquanto 49% se dizem contrários.
O resultado contrasta com uma pesquisa do Datafolha de dezembro de 2024, que indicava que 62% da população era contra a anistia, e apenas 33% a favor. A mudança na percepção pública em pouco mais de dois meses levanta dúvidas sobre o que pode ter influenciado essa oscilação, gerando críticas do campo democrático e progressista, que rejeita qualquer tipo de perdão a golpistas.
Confiança nas Forças Armadas despenca
Sete em cada dez brasileiros (70%) dizem não confiar no Exército, na Marinha e na Força Aérea Brasileira, enquanto apenas 24% afirmam confiar e 4% não souberam responder.
É o que revela a pesquisa realizada pela Altas Intel, que mostra que a confiança dos brasileiros nas Forças Armadas caiu drasticamente desde 2023.
A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 de fevereiro, com 817 entrevistados, e apresenta margem de erro de três pontos percentuais.
De acordo com a série histórica da Atlas Intel, o momento de maior confiança nas Forças Armadas ocorreu em abril de 2023, quando 46% da população confiava na instituição e 37% expressavam desconfiança. Desde então, o cenário se inverteu, e a confiança caiu para 36% em julho de 2023, chegando agora ao patamar de 24%.