HOMENAGEM

Câmara de Fortaleza concede honrarias a Inocêncio Uchôa e Marcelo Uchôa

Cerimônia foi proposta pela vereadora Professora Adriana Almeida para homenagear a luta dos advogados em defesa dos direitos humanos

Inocêncio e Marcelo Uchôa.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

A Câmara Municipal de Fortaleza (CE) realiza, nesta quinta-feira (13), uma Sessão Solene em homenagem a dois grandes nomes da advocacia e da luta pelos direitos humanos: Inocêncio Rodrigues Uchôa e Marcelo Ribeiro Uchôa. A cerimônia, proposta pela vereadora Professora Adriana Almeida, acontecerá às 18h no Plenário Fausto Arruda e contará com a entrega do Título de Cidadão de Fortaleza a Inocêncio Uchôa e da Medalha do Mérito Jurídico Municipal José de Albuquerque Rocha a Marcelo Uchôa.

A vereadora destaca a importância dos homenageados para a cidade e para a luta em defesa dos direitos fundamentais. “Inocêncio e Marcelo Uchôa são exemplos de resistência, compromisso com a justiça e defesa intransigente da democracia. Essa solenidade é um reconhecimento mais do que merecido pelo legado que ambos construíram”, afirma.

Trajetória de luta e compromisso com a justiça

Natural de Aracati, Inocêncio Uchôa deixou sua terra natal há quase 60 anos e construiu uma vida dedicada à advocacia trabalhista e à militância política. Ativista estudantil da “Geração 68”, foi perseguido e preso pela ditadura militar, enfrentando mais de uma década de clandestinidade ao lado de sua esposa, a médica Ângela Uchôa. 

Após a Anistia, virou referência na defesa dos trabalhadores urbanos e rurais e da moradia popular. Entre 1994 e 2004, atuou como magistrado da Justiça do Trabalho, com uma trajetória pautada na militância política em prol da democracia e da justiça social

Foi membro suplente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do primeiro governo Lula e controlador do município de Fortaleza na gestão da prefeita Luizianne Lins. Distinguido com inúmeras condecorações, já recebeu da Câmara Municipal de Fortaleza a Medalha Boticário Ferreira pelos relevantes serviços prestados ao povo da capital. 

É sócio de Uchôa Advogados Associados e integra diversas associações de defesa da sociedade civil, como a Associação de Juízes pela Democracia (AJD) e a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), a qual integra como membro da Executiva Colegiada Nacional. 

Seu filho, Marcelo Uchôa, segue os mesmos passos de compromisso com a cidadania e os direitos fundamentais. Advogado e sócio do escritório Uchôa Advogados Associados, é mestre e doutor em Direito Constitucional pela Unifor, com estudos de pós-doutorado em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Especialista em Direito do Trabalho e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, foi professor de Direito Internacional Público na Unifor por quase duas décadas. 

Nascido na clandestinidade política dos pais na cidade do Rio de Janeiro, já recebeu a cidadania fortalezense concedida pela Câmara de Fortaleza pelo impedimento de nascer na cidade onde deveria ter nascido devido à ditadura. Atualmente, é Conselheiro da Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e presidente da Comissão da Memória, Verdade, Justiça e Defesa da Democracia da OAB-CE. 

Já foi coordenador especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Governo do Ceará e secretário especial adjunto de Políticas sobre Drogas do Estado. Integra importantes entidades de defesa da democracia como a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e o Grupo Prerrogativas. 

Marcelo também compôs a equipe de transição do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Grupo de Trabalho de Direitos Humanos. Por sua luta em prol dos direitos humanos, já foi agraciado pela Câmara Municipal de Fortaleza com a Medalha Municipal Dom Helder Câmara de Direitos Humanos. 

Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar