DESINFORMAÇÃO

PL das Fake News vai avançar, diz novo ministro da Secom

Sidônio Palmeira afirmou que vai reunir líderes do Congresso Nacional para agilizar tramitação do projeto

Sidônio Palmeira, novo ministro da Secom.Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O novo ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, que assumiu o cargo nesta terça-feira (14), afirmou que o PL 2630, conhecido como PL das Fake News, vai avançar. Ele afirmou que irá se reunir com representantes do Congresso Nacional, onde o projeto está parado, para agilizar a tramitação. 

“Precisamos do envolvimento de todos e todas. A ONU reconhece o combate às fake news como uma questão de direitos humanos”, ressaltou o novo ministro. “Essa não é apenas uma questão de Governo, é uma questão da nação, é uma questão do mundo. Seguimos firmes. A verdade, por mais lenta que pareça, é o único antídoto contra a velocidade da mentira”, acrescentou.

A declaração de Sidônio ocorre em meio ao debate sobre a regulação das redes sociais, que ressurgiu com as mudanças anunciadas pela Meta na última semana em relação à moderação de conteúdo nas redes sociais, que irão facilitar a disseminação de desinformação e discurso de ódio

LEIA TAMBÉM: EXCLUSIVO: Meta ignorou questionamentos da AGU, que avalia nova notificação e medidas judiciais

“A mudança na política de discurso de ódio da Meta preocupa, e preocupa muito. Nós não vamos aceitar isso. Vai ser tomado um posicionamento junto com AGU para ver o que a gente encaminha ao STF”, declarou o novo ministro.

Além disso, também viralizam nas redes uma série de notícias falsas sobre as novas regras de fiscalização do Pix, com mentiras sobre impostos em relação a movimentações acima de R$ 5 mil. O ministro classificou as fake news como "criminosas".

“Não tem absolutamente nenhuma mudança, não vai se cobrar nada. Isso [as notícias falsas] é uma atitude criminosa que estamos vivendo, causando sérias consequências para quem tem seu pequeno comércio”, disse Sidônio. 

LEIA TAMBÉM: Receita Federal dá mais explicações sobre “fiscalização” do Pix

 

PL das Fake News

Proposto em 2020, o PL 2630 ficou conhecido como PL das Fake News ao propor ações mais rigorosas para coibir a disseminação de notícias falsas e discurso de ódio nas redes sociais. Atualmente, o texto está parado no Congresso Nacional devido a oposição bolsonarista. 

Em junho do ano passado, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou a criação de um Grupo de Trabalho para discutir o PL, fazendo o texto retornar à escala zero. Porém, o GT, criado para durar por 90 dias, sequer saiu do papel.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar