GOVERNO LULA

Nilma Lino Gomes pode ser ministra novamente no lugar de Silvio Almeida

Nome da deputada estadual mineira Macaé Evaristo (PT) também é cotado para ocupar o cargo

Escrito en POLÍTICA el

Segundo informações do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve nomear uma mulher negra para substituir Silvio Almeida no Ministério dos Direitos Humanos.

De acordo com a publicação, dois nomes despontam: o da ex-ministra e professora Nilma Lino Gomes e o da deputada estadual mineira Macaé Evaristo (PT).

Com graduação em Pedagogia e mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Nilma também é doutora em Antropologia Social pela USP e foi a primeira mulher a ocupar um cargo de reitora em universidade federal no país, quando assumiu a função na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), entre 2013 e 2014.

Em 2015, deixou o cargo para assumir a função de ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir/PR). A pasta foi incorporada, em setembro daquele ano, ao Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, onde Nilma esteve à frente até 2016.

Já Macaé Evaristo está em seu primeiro mandato como deputada estadual em Minas Gerais. Graduada em Serviço Social, mestra e doutoranda em Educação, foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária municipal (2005 a 2012) em Belo Horizonte (MG) e estadual (2015 a 2018) de Educação.

Também fez parte do governo Dilma Rousseff ao ocupar, em 2013 e 2014, o comando da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC). Antes de ser deputada estadual, elegeu-se vereadora na capital mineira em 2020.

O presidente Lula deve conversar na próxima semana com as possíveis indicadas. Por enquanto, a ministra Esther Dweck vai ocupar interinamente o comando da pasta dos Direitos Humanos e da Cidadania, acumulando com a função de titular da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.