A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) emitiu nota na noite desta sexta-feira (6) apontando que a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos Esther Dweck vai ocupar interinamente o cargo de ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Dweck vai exercer a função até a definição de um novo titular para a pasta. No início da noite, o governo federal comunicou a demissão do ministro de Direitos Humanos e Cidadania Silvio Almeida.
"Diante das graves denúncias contra o ministro Silvio Almeida e depois de convocá-lo para uma conversa no Palácio do Planalto, no início da noite desta sexta-feira (6), o presidente Lula decidiu pela demissão do titular da Pasta de Direitos Humanos e Cidadania", diz a nota.
Também na noite desta sexta, a ministra da Igualdade Racial Anielle Franco emitiu um comunicado abordando o episódio. "Não é aceitável relativizar ou diminuir episódios de violência. Reconhecer a gravidade dessa prática e agir imediatamente é o procedimento correto, por isso ressalto a ação contundente do presidente Lula e agradeço a todas as manifestações de apoio e solidariedade que recebi".
Mais tarde, o ex-ministro divulgou nota afirmando ter solicitado sua saída do cargo ao presidente Lula "a fim de conceder liberdade e isenção às apurações". "Será uma oportunidade para que eu prove a minha inocência e me reconstrua", disse.