TRE-SP

São Paulo tem 26 cidades com candidatura única para prefeito

Veja a lista das cidades e o que um candidato único tem que fazer para ser eleito (sim, ele pode perder a eleição)

Urna eletrônica.Créditos: Antonio Augusto/TSE/Divulgação/ND
Escrito en POLÍTICA el

Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TER-SP), 26 cidades do estado têm apenas um candidato disputando o cargo para a prefeitura. Como o sistema é majoritário, para se eleger o postulante tem que ter pelo menos um voto.

Os municípios com candidatura única no estado de São Paulo são:

Alambari, Ariranha, Avaí, Balbinos, Batatais, Boa Esperança do Sul, Borá, Cândido Mota, Cruzália, Fernando Prestes, Guaraci, Holambra, Inúbia Paulista, Iperó, Jaborandi, Jumirim, Lutécia, Magda, Nuporanga, Oriente, Orindiúva, Piquerobi, Ribeirão Grande, Santa Albertina, Santa Lúcia e Vitória Brasil. Todas as cidades têm menos de 43 mil eleitoras e eleitores. Dentre elas, Batatais é a que possui o maior eleitorado (42.018 pessoas). Já Borá — com apenas 1.094 pessoas habilitadas para votação — tem o menor número de eleitores não só do estado, mas de todo o país.

Homens em maioria

Os candidatos únicos destas cidades são homens em sua maioria. Somente três municípios possuem candidatas mulheres: Avaí, Orindiúva e Piquerobi. Para as eleições de 2024, o TRE-SP recebeu quase 80 mil pedidos de registro de candidatura.