NOVO MOMENTO

VÍDEO: o emocionante discurso de Macaé Evaristo ao se despedir da Assembleia de MG

A agora deputada licenciada foi nomeada pelo presidente Lula para assumir o Ministério dos Direitos Humanos

VÍDEO: o emocionante discurso de Macaé Evaristo ao se despedir da Assembleia de MG.Créditos: Henrique Chendes/ ALMG
Escrito en POLÍTICA el

A deputada estadual Macaé Evaristo (PT-MG) fez um emocionante discurso de licenciamento nesta terça-feira (10) na tribuna da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), pois ela foi a escolhida do presidente Lula (PT) para assumir o Ministério dos Direitos Humanos.

Em sua fala, Macaé Evaristo destacou o papel que a educação teve em toda a sua vida como ferramenta de combate ao racismo. "Eu nasci numa família que apostou na educação. Apostou na educação para vencer o racismo. Essa minha família me ensinou que a gente não é sozinho para lutar. E que a gente luta não é pela gente, é pelos trabalhadores, pelas trabalhadoras, por homens e por mulheres, por negras, negros, pretos, pobres, pessoas vítimas da opressão”, disse.

Em seguida, a nova ministra dos Direitos Humanos fala sobre os motivos que a levaram a entrar na política institucional. “É por isso que eu entrei na política institucional, com o compromisso de ser voz, voz de quem não tem voz. De me colocar como mulher preta e periférica na construção de uma outra política, e é por essa razão que me licencio do meu mandato em Minas, por entender que neste momento minha missão alcançará todo o Brasil”, afirmou.

Por fim, Macaé Evaristo destaca qual deve ser o seu papel à frente do Ministério. "Assumo como uma grande responsabilidade dar encaminhamento a quase sete mil denúncias de assédio, dentre elas assédio sexual contra crianças e adolescentes recebidas no Ministério dos Direitos Humanos no ano de 2024. Então, minha prioridade é essa, gente, é fortalecer as políticas desse Ministério, que são políticas que salvam vidas”, concluiu.

Confira no vídeo abaixo o emocionante discurso de Macaé Evaristo:

Quem é Macaé Evaristo, a nova ministra dos Direitos Humanos

O presidente Lula (PT) anunciou nesta segunda-feira (9) que escolheu o nome da deputada estadual Macaé Evaristo (PT-MG) para assumir o Ministério dos Direitos Humanos, que era comandado por Silvio Almeida, demitido na última sexta-feira (6) após ser acusado de assédio sexual.

Por meio de suas redes, Macaé Evaristo celebrou sua nomeação para o Ministério dos Direitos Humanos.

"É com muita honra que aceitei, nesta segunda-feira, o convite do presidente Lula para assumir o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Nosso país tem grandes desafios e esse é um chamado de muita responsabilidade. Temos muito trabalho pela frente e sigo esperançosa, com o compromisso de uma vida na luta pelos direitos", declarou Macaé Evaristo.

Quem é Macaé Evaristo

  • Macaé Maria Evaristo dos Santos nasceu em São Gonçalo do Pará, Minas Gerais, no dia 3 de abril de 1965.
  • É formada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Atua como professora da rede municipal de Belo Horizonte desde os 19 anos de idade.
  • Foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária municipal de Educação de Belo Horizonte (2005 a 2012) e secretária estadual de Educação de Minas Gerais, de 2015 a 2018, no governo de Fernando Pimentel.
  • Macaé Evaristo também atuou no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, quando foi titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação entre 2013 e 2014.
  • Em 2020, foi eleita vereadora em Belo Horizonte, pelo PT, com 5.985 votos.
  • Nas eleições de 2022, Macaé Evaristo se elegeu deputada estadual com 50.416 votos.

Curiosidade: Macaé Evaristo é prima da escritora Conceição Evaristo. No vídeo abaixo, elas falam sobre o parentesco: