ELEIÇÕES 2024

Paulistanos rejeitam Bolsonaro mas um terço não sabe da sua ligação com Nunes, diz Datafolha

Sobre ligações entre Lula e Boulos há maior conhecimento na capital paulista; Confira os resultados

Ricardo Nunes recebe medalha de "imbrochável" de Bolsonaro.Créditos: Rafaela Araujo/Folhapress
Escrito en POLÍTICA el

Os paulistanos rejeitam Jair Bolsonaro (PL) e cerca de 65% dos eleitores da capital paulista não votariam em qualquer candidato apoiado pelo capitão reformado, mas um terço deles não tem ciência de que o ex-presidente esteja apoiando a candidatura de Ricardo Nunes (MDB) à Prefeitura de São Paulo. É o que diz a pesquisa do instituto Datafolha publicada na última quinta-feira (8).

De acordo com a consulta, apenas 33%, ou 1 em cada 3 eleitores, declaram saber que Bolsonaro apoia Nunes. Outros 13% acreditam que o ex-presidente apoie a candidatura do coach Pablo Marçal (PRTB) e outros 34% não souberam responder à pergunta.

Questionados sobre quem o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) apoiaria, a maioria (39%) acertou: Ricardo Nunes. 33% não souberam responder, 8% acreditam que apoie Pablo Marçal e 7% apontaram para o nome do apresentador José Luiz Datena (PSDB).

Já o apoio do presidente Lula (PT) à candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) é conhecido por 53% dos entrevistados. 25% não souberam responder, enquanto 7% acreditam que o petista apoia Nunes e outros 4% apontaram Datena.

A pesquisa consultou 1.092 eleitores paulistanos entre a terça (6) e quarta-feira (7). A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Na consulta sobre intenção de votos, Nunes (23%) e Boulos (22%) estão em empate técnico nas primeiras posições.

Rejeição a Lula e Bolsonaro

Nesse sentido, o instituto também questionou os entrevistados sobre a possibilidade de votar em um candidato apoiado por um dos presidentes.

Em relação a Lula, 20% escolheriam “com certeza” o candidato apoiado pelo petista. 32% talvez votassem em um candidato apoiado por Lula e 44% demonstraram rejeição ao atual Presidente da República, dizendo que não votariam “de jeito nenhum” em quem ele apoiasse.

em relação a Bolsonaro, a rejeição sobe para 65%. Apenas 16% votariam “com certeza” na indicação do ‘mito’ e 18% “talvez votassem” no candidato bolsonarista. Tarcísio apresentou rejeição de 48%.