POLÍCIA FEDERAL

Moraes coloca PF nas ruas atrás de bolsonaristas que tentaram golpe em 8/1

Mais uma fase de Lesa Pátria é cumprida em quatro estados

PF está nas ruas para cumprir mandados de prisãoCréditos: Divulgação/PF
Escrito en POLÍTICA el

Nesta quinta-feira (29), a Polícia Federal foi às ruas para cumprir a vigésima nona fase da operação Lesa Pátria, que investiga agentes e financiadores da tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023.

Os mandados de busca e apreensão autorizados por Alexandre de Moraes referem-se a dez pessoas e estão sendo cumpridos em Santa Catarina (5), Rio de Janeiro (3), Goiás (1) e no Distrito Federal (1).

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição, deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, informou a PF, em nota.

A operação tem como objetivo identificar e colher provas da participação de golpistas nos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro.

A última fase da Operação Lesa Pátria havia sido realizada em junho, quando a PF cumpriu 27 mandados judiciais (15 mandados de busca e apreensão e 12 de busca pessoal), expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

O principal foco da fase anterior da operação foi identificar os financiadores dos bloqueios em estradas, que antecederam a tentativa de golpe, e do acampamento golpista de onde partiram os criminosos, localizado em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília.