ELEIÇÕES 2024

Horário eleitoral em rádio e TV começa nesta sexta (30); confira o tempo dos candidatos em SP

Coligação de Ricardo Nunes (MDB) tem maior tempo de propaganda; Pablo Marçal não tem direito à veiculação de peças, já que PRTB não alcançou cláusula de barreira em 2022

Créditos: Roberto Jayme/TSE
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Tem início nesta sexta-feira (30) o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV para as eleições de 2024. Embora tenha perdido importância com o fortalecimento das redes sociais, a propaganda neste espaço ainda é uma aposta para candidatos tentarem avançar em intenções de voto.

As campanhas para prefeito e vice-prefeito vão ocupar 20 minutos em transmissão por rede diariamente, de segunda a sábado, divididos em dois blocos de 10 minutos cada. Também serão veiculados 70 minutos diários em inserções de até 1 minuto, incluídos os domingos, para prefeito e vereador.

Os blocos de propaganda eleitoral serão exibidos no rádio das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10, e na TV das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

Já as inserções serão veiculadas entre 5h e meia-noite, com 60% delas (42 minutos) destinadas ao cargo de prefeito e 40% (28 minutos) ao de vereador. Elas têm duração padrão de 30 segundos, podendo ser agrupadas em peças de 60 segundos nos blocos em que a coligação, federação ou partido possuir mais de uma inserção.

Como é dividido o tempo de rádio e TV

Segundo a legislação, tanto no tempo da propaganda em bloco como no das inserções, 10% são distribuídos de forma igualitária entre os candidatos, enquanto 90% correspondem à proporção do número de representantes na Câmara dos Deputados.

Para a distribuição proporcional, são somados o número de representantes dos seis maiores partidos políticos da coligação ou das federações que a integrem e, no caso das federações, o resultado da soma do número de representantes de todos os partidos que fazem parte dela.

Horário eleitoral gratuito em SP

Na eleição para a capital paulista, a Coligação Caminho Seguro pra São Paulo (PP, MDB, PL, PSD, Republicanos, Solidariedade, Podemos, Avante, PRD, Agir, Mobiliza e União Brasil), do atual prefeito e candidato à reeleição Ricardo Nunes, tem o maior tempo na propaganda, com 6 minutos e 30 segundos e um total 1.913 inserções entre 30 de agosto e 3 de outubro.

A Coligação Amor por São Paulo (PDT, Federação PSOL/Rede e Federação Brasil da Esperança — Fé Brasil, composta por PT, PC do B e PV), do deputado federal Guilherme Boulos, tem direito a 2 minutos e 22 segundos e 700 inserções. Em seguida estão a Federação PSDB/Cidadania, do apresentador José Luiz Datena, com 35 segundos e 174 inserções, e o PSB, da deputada federal Tabata Amaral, que tem 30 segundos e 151 inserções.

DC, Novo, PCO, PRTB, PSTU e UP não poderão aparecer na propaganda gratuita por conta da aplicação da cláusula de barreira, em função dos seus desempenhos nas eleições de 2022.

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