ELEIÇÕES 2024

Confira qual é a primeira pesquisa em SP após o início do horário eleitoral

Levantamento vai poder medir o impacto que a propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV terá nas intenções de voto

Créditos: Fábio Pozzebom/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O horário eleitoral gratuito começa nesta sexta-feira (30) e é considerado um fator que pode influenciar na decisão do voto em muitas cidades. No caso de São Paulo, a primeira pesquisa que vai analisar o impacto da propaganda em rádio e TV deve ser divulgada na próxima terça-feira (3).

A sondagem é feita pela Real Time Big Data, que vai entrevistar 1.500 eleitores por meio de entrevistas pessoais realizadas entre 31 de agosto e 2 de setembro e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo SP-07377/2024.

Contratada pela Rede Record, além das intenções de voto para 6 de outubro, traz 11 cenários distintos de embates em um eventual segundo turno, com Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) se enfrentando, com cada um duelando com Pablo Marçal (PRTB), José Luiz Datena (PSDB) e Tábata Amaral (PSB) e estes três candidatos participando de embates entre si.

Ainda é analisada a possibilidade de voto do eleitor, com cada candidato sendo apresentado junto com a pergunta se o entrevistado votaria com certeza, poderia votar ou não votaria na pessoa ou se não conhece para opinar.

O instituto Real Time Big Data traz também a avaliação dos governos de Ricardo Nunes, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Último Real Time Big Data em São Paulo

Na última sondagem feita pelo instituto em relação à disputa pela prefeitura de São Paulo, divulgada em 1º de julho, Boulos tinha 29% das intenções de voto e Nunes, 28%, configurando uma situação de empate técnico.

Em seguida apareciam Pablo Marçal, com 12%; José Luiz Datena, com 8%; Tabata Amaral, com 7%; Kim Kataguiri, hoje fora da corrida eleitoral, com 5%, e Marina Helena, com 1%.

Altino Prazeres (PSTU), Ricardo Senese (UP), Fernando Fantauzzi, que foi substituído como candidato por Bebeto Haddad no DC, e João Caproni Pimenta (PCO) não haviam pontuado. Votos em brancos ou nulos somavam 6% e os que não sabiam ou não responderam ao levantamento foram 4%.