O instituto Quaest divulga nesta semana 24 pesquisas eleitorais trazendo o cenário das disputas pelas prefeituras em 22 capitais de estado mais as cidades paulistas de Campinas e Ribeirão Preto.
Nesta segunda-feira (26), serão divulgados levantamentos em três capitais da região Norte, Manaus (AM), Rio Branco (AC) e Macapá (AP), e três do Nordeste, Aracaju (SE), Natal (RN) e Teresina (PI).
Te podría interesar
Já na terça (27), é a vez das três capitais da região Sul, Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS). A Quaest também traz sondagens de Salvador (BA), João Pessoa (PB), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO).
As capitais do Sudeste, São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES), têm levantamentos divulgados na quarta-feira (28), junto com Recife (PE).
A Quaest divulga na quinta (29) pesquisa sobre a disputa pela prefeitura de Maceió (AL) e, no sábado, sondagem sobre a corrida eleitoral em Belém (PA).
Pesquisa Quaest em SP
O método utilizado usualmente pela Quaest é a realização de entrevistas pessoais, domiciliares e presenciais.
Em São Paulo, além da pesquisa estimulada, o instituto perguntará ao eleitor se ele já decidiu o voto e quem seria a pessoa escolhida. Após a apresentação dos nomes, o entrevistado é questionado se a escolha realizada é a única em que votaria, se poderia votar ou se não votaria de jeito nenhum nos candidatos apresentados.
O instituto traz seis possíveis cenários de segundo turno e também uma avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), medindo ainda o grau de influência do seu apoio e se o eleitor sabe qual candidato ele está apoiando. Faz o mesmo em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).