USP

FFLCH da USP vai diplomar 15 alunos assassinados pela ditatura militar

Cerimônia, que faz parte do projeto Diplomação da Resistência, terá transmissão ao vivo

Vítimas da Ditadura.Créditos: Acervo FFLCH USP
Escrito en POLÍTICA el

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) vai realizar uma cerimônia de diplomação dos 15 alunos da unidade que foram mortos durante a ditadura militar.

A cerimônia, que faz parte do projeto Diplomação da Resistência, terá transmissão ao vivo na próxima segunda-feira (26), a partir das 15h.

Segundo os organizadores do evento, se trata de “um momento importante no qual a USP atua para resgatar a trajetória desses estudantes, contribuindo para a reparação de injustiças, a manutenção da memória coletiva e a afirmação dos direitos humanos na sociedade brasileira”. 

A cerimônia, que vai conceder diplomas honoríficos de graduação, será no Auditório Nicolau Sevcenko, localizado no Edifício Eurípedes Simões de Paula, dos Departamentos de Geografia e História da FFLCH, no bairro do Butantã, em São Paulo. 

A Diplomação da Resistência é um projeto amplo que busca homenagear ao todo 31 estudantes da USP. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), Pró-Reitoria de Graduação (PRG), Gabinete da vereadora e ex-aluna da USP Luna Zarattini e o coletivo de estudantes Vermelhecer. “Essa homenagem concedida aos ex-estudantes da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que foi substituída pela atual FFLCH, tem uma importância simbólica imensa”, destaca Paulo Martins, professor e diretor da FFLCH.

“Essa ação significa dizer que a USP tem uma característica de não se ocultar diante das injustiças, da falta de democracia e de justiça social, além de compreender o que são os direitos humanos. Portanto, me sinto imensamente feliz pelo fato de, nos últimos dias do meu mandato como diretor da faculdade — que se encerra no dia 26 de setembro —, ter sido o diretor que entregou simbolicamente a graduação aos familiares desses nossos alunos que desapareceram no vento nefasto da ditadura”, complementa Martins.

O projeto teve como primeiros homenageados Alexandre Vannucchi Leme e Ronaldo Queiroz, alunos do Instituto de Geociências (IGc), na década de 1970, e militantes do movimento estudantil da Universidade, em cerimônia realizada no dia 15 de dezembro do ano passado.

Serviço:

Diplomação da Resistência
Data: 26 de agosto, às 15 horas
Local: Auditório Nicolau Sevcenko, localizado no Edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História) da FFLCH/USP (Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo, SP)
Haverá transmissão on-line neste link. Mais informações no site da FFLCH e no Facebook.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar