VIOLÊNCIA POLÍTICA

Deputada Daiana Santos é alvo de ameaça de morte e sofre ataque racista e misógino

"Esses episódios reforçam a importância de termos mais mulheres, sobretudo as negras, nos espaços de poder", destaca a parlamentar

Daiana Santos preside a Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados Créditos: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

A deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) foi ameaçada de morte e sofreu ataque racista e misógino na manhã desta terça-feira (20), em mensagem enviada por e-mail.

O caso foi registrado na Delegacia da Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados pela parlamentar, que é presidenta da Comissão dos Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Casa. O texto foi enviado por meio de um domínio registrado no serviço de correio eletrônico Protonmail, que utiliza criptografia para impedir a localização do remetente.

Na mensagem, o criminoso diz que a deputada "jamais" será "reconhecida como uma cidadã legítima do RS", onde “a grande maioria da população é branca”. E seguiu descrevendo o “perfil” de parlamentar que ele gostaria de assassinar, com ofensas como “macaco”, “sapatona”, “nordestino” ou “homossexual”.

"Ameaças não vão me calar"

Em texto publicado nesta terça-feira no Sul21, a deputada falou sobre o caso. "Esses episódios reforçam a importância de termos mais mulheres, sobretudo as negras, nos espaços de poder. Precisamos também ampliar a participação de pessoas LGBTI+. A representatividade, quando atrelada ao compromisso com os direitos humanos e a justiça social, de fato, resulta na construção de políticas públicas que mudam a sociedade. É exatamente isso que esses criminosos covardes não querem", aponta a parlamentar.

"Seguirei de cabeça erguida exercendo o meu trabalho sempre comprometida com todas as pessoas que me confiaram o seu voto. Não permitiremos que o medo nos silencie. Continuarei lutando por uma política mais inclusiva, com equidade, sem racismo e justa, onde todas possamos ter voz e vez", completa a deputada.

Leia também:

 

AtlasIntel traz primeira pesquisa para a prefeitura de SP após debates

Pesquisa em Guarulhos: Elói Pietá e Jorge Wilson aparecem na dianteira