O senador Marcos do Val (Podemos-ES), que já é investigado por suposta participação na trama golpista de Jair Bolsonaro (PL), agora também está sob nova investigação da Polícia Federal por promover ataques nas redes sociais contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e o delegado federal Fábio Shor.
O inquérito está sob sigilo, mas foi revelado nesta terça-feira (13) pela CNN Brasil. Segundo a emissora, os ataques a Fábio Shor seriam motivados pelo fato de que o delegado estaria responsável por investigações que miram o ex-presidente. Entre eles a do caso das joias sauditas.
Te podría interesar
Em relação a Alexandre de Moraes, chamado de ‘Xandão’ pelos bolsonaristas, as motivações são as mesmas já faz algum tempo. Do Val reedita a narrativa de que o ministro estaria perseguindo a extrema direita em vídeo que alerta para o “cerco se fechando” contra o ministro, que seria denunciado por ele a tribunais internacionais.
Nesse contexto, Moraes determinou a suspensão da conta do senador no Instagram. Marcos do Val perdeu o acesso ao perfil apenas três meses depois de reavê-lo.
Te podría interesar
O ‘Xandão’ também ordenou o bloqueio de R$ 50 milhões das contas do senador. A defesa de Marcos do Val disse à imprensa que os valores bloqueados são “exorbitantes e atípicos” e que não tem conhecimento sobre o novo inquérito.
Já no âmbito das investigações sobre a trama golpista de Bolsonaro, Do Val teve suas redes sociais bloqueadas pelo STF em junho de 2023. Acusado de atrapalhar as investigações acerca dos ataques de 8 de janeiro, ele também foi alvo de um mandado de busca e apreensão.