Na quarta-feira (7) terminou o prazo para juízes eleitorais publicarem os editais com os nomes das pessoas nomeadas para trabalhar como mesárias nas eleições municipais de 2024.
Após a publicação destes editais, as legendas e as federações partidárias têm o prazo de até cinco dias para reclamar das nomeações. Este também é o limite para que as pessoas convocadas para trabalhar como mesárias apresentem sua recusa. O prazo para resposta é de dois dias, cabendo recurso aos tribunais regionais eleitorais (TREs), dentro de três dias, com igual período para resposta.
Entre as funções do mesário estão tarefas como o controle do fluxo na seção eleitoral, organizando a chegada dos eleitores e a fila, caso se forme, até a conferência de documentos de identificação de quem vai votar no caderno de votação.
Além disso, quem trabalha na função preenche um documento chamado de ata da votação e da mesa receptora, registrando todas as ocorrências ao longo do dia de eleição.
Para saber se foi convocada, a pessoa deve consultar o Diário da Justiça Eletrônico (DJE) do TRE de seu estado ou entrar em contato com o cartório eleitoral no qual está inscrita. É possível conferir no Portal da Justiça Eleitoral os sites e os telefones dos regionais.
Aplicativo do mesário
No Google Play e na App Store já está disponível a nova versão do aplicativo Mesário, voltado para treinar quem vai atuar nas eleições municipais. A versão anterior, de 2022, serviram para capacitar quase 1 milhão dos mais de 1,7 milhão de mesários naquele ano.
Para efetuar o download, basta aceitar o termo de uso e política de privacidade e, depois de baixado, informar o CPF ou título de eleitor.
Além do conteúdo sobre os procedimentos a serem adotados na seção eleitoral, é possível acessar pelo aplicativo materiais complementares. O conteúdo tem imagens ilustrativas, cartilhas e outros documentos de apoio, como o Manual do Mesário e o Guia Rápido para o Dia da Eleição. O usuário conta ainda com um vídeo que traz instruções e treinamento específico.
Com informações do TSE