O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) surtou durante encontro com apoiadores e reproduziu uma "teoria" bizarra sobre o atentado contra o ex-presidente dos EUA Donald Trump que tem circulado pelas redes: a de que apenas figuras políticas da direita são alvos de atentados.
De maneira rápida, podemos citar dois casos de figuras da esquerda brasileira que foram mortas em atentados: a vereadora Marielle Franco (2018) e o ativista ambiental Chico Mendes (1988). Tanto Marielle quanto Chico Mendes eram lideranças de esquerda que foram assassinadas por opositores.
Te podría interesar
No entanto, a extrema direita brasileira tem insistido na "teoria" bizarra de que apenas líderes conservadores são alvos de ataques, mesmo após informações divulgadas pelo FBI darem conta de que o atirador que atentou contra Trump era filiado ao partido Republicano.
Dessa maneira, o ex-presidente Jair Bolsonaro embarcou na "teoria" bizarra e disparou para seguidores: "Principalmente as pessoas conservadoras sofrem atentados [...] os atentados são contra as pessoas de bem e conservadoras."
Te podría interesar
Confira no vídeo abaixo a declaração bizarra do ex-presidente Jair Bolsonaro:
Thomas Matthew Crooks: quem é o homem que atirou contra Trump
Na madrugada deste domingo (14), o FBI revelou a identidade do homem que tentou matar Donald Trump na cidade de Butler, Pensilvânia na noite de sábado. O responsável pelo atentado é Thomas Matthew Crooks, de apenas 20 anos.
Ele foi assassinado pelo Serviço Secreto e não poderá prestar esclarecimentos sobre suas motivações. O homem estava posicionado estrategicamente no telhado de uma fábrica, a cerca de 130 metros do palco onde Trump discursava. Veja a distância:
De lá, ele disparou vários tiros, sendo que um dos projéteis feriu Trump, causando ferimentos leves. O ex-presidente dos EUA está bem.
Quem é Thomas Matthew Crooks
Poucas informações foram divulgadas até o momento sobre Crooks. Sabe-se que ele é natural de uma pequena cidade na Pensilvânia chamada Bethel. e tinha 20 anos de idade.
Ele era filiado ao partido Republicano de Donald Trump desde 2021 e portava um fuzil do tipo AR. Ainda não foram divulgados mais detalhes sobre eventuais motivações de Crooks.
A única imagem confirmada do rosto do homem que tentou assassinar Trump é um breve vídeo em que ele aparece recebendo seu diploma de formação do ensino médio em 2022, quando se formou na Bethel Park School
Informações sobre seu passado e possíveis motivações ainda não foram divulgadas pelas autoridades. No entanto, segundo especialistas, a escolha do local e a precisão do ataque indicam que atentado foi planejado com antecedência.
A investigação sobre o ataque está em andamento, com o FBI e outras autoridades analisando detalhadamente o histórico e as possíveis motivações de Thomas Matthew Crooks.