A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a avaliação positiva de seu governo estão em alta. Pesquisa Ipec contratada pela TV Globo e divulgada nesta quinta-feira (11) confirma a tendência observada no levantamento Genial/Quaest publicado na quarta (10).
De acordo com o novo estudo, o governo Lula é avaliado como ótimo e bom por 37% da população — uma alta de 4 pontos percentuais com relação à pesquisa Ipec anterior, de março, quando o índice era de 33%. Já a avaliação de ruim e péssimo caiu: foi de 32% para 31% no levantamento mais recente. A porcentagem daqueles que consideram o governo regular teve queda de 33% para 31%.
Te podría interesar
A pesquisa trouxe ainda números sobre a aprovação pessoal de Lula, questionando os entrevistados se eles aprovam ou desaprovam a maneira como o presidente governa. A aprovação foi de 49% no estudo de março para 50% na nova pesquisa. Já a desaprovação caiu de 45% para 44%. Outros 6% não sabem ou não responderam.
Confira o resumo dos principais dados da pesquisa Ipec:
Te podría interesar
Avaliação do governo Lula
- Ótimo/Bom: 37% (+4)
- Regular: 31% (-2)
- Ruim/Péssimo: 31% (-1)
Maneira de Lula governar
- Aprovo: 50% (+1)
- Desaprovo: 44% (-1)
O levantamento Ipec contou com 2 mil entrevistas feitas em 129 municípios brasileiros entre os dias 4 e 8 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Pesquisa Quaest
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (10) aponta que tanto a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto a avaliação positiva de seu governo subiram.
Segundo o estudo, 54% da população "aprova o trabalho" que o mandatário vem desempenhando — uma alta de 4 pontos percentuais, acima da margem de erro, com relação ao índice registrado pela Genial/Quaest em maio, quando a aprovação de Lula era de 50%.
Confira a evolução no gráfico:
Já a reprovação do trabalho de Lula fez o caminho contrário e caiu: foi de 47% na pesquisa de maior e, agora, atinge 43% — queda de 4 pontos percentuais. 4% dos entrevistados responderam que não sabem fazer tal avaliação.
A avaliação positiva do governo também cresceu: era 33% em maio e, agora, marca 36% — alta de três pontos percentuais. Por outro lado, a avaliação negativa do governo caiu 3 pontos — foi de 33% para 30%.
O levantamento Genial/Quaest contou com 2 mil entrevistas feitas em 120 municípios brasileiros entre os dias 5 e 8 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Veja os números
Aprovação do governo
- Positivo: 36% (+3)
- Regular: 30% (-1)
- Negativa: 30% (-3)
- Não sabe: 4% (+1)
Aprovação do presidente Lula
- Aprovo: 54% (+4)
- Desaprovo: 43% (-4)
- Não sei: 4% (+1)